Brasília (DF), 29/07/2020 – O Comando Conjunto Leste realizou a desinfecção das instalações do Serviço de Pronto Atendimento, do Centro de Especialidades Médicas e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no bairro Jacuecanga, em Angra dos Reis (RJ). A ação foi executada por meio da Marinha do Brasil. No âmbito do Comando Conjunto Bahia, militares do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador efetuaram descontaminação na sede da Companhia Nacional de Abastecimento, em Salvador (BA).

Por meio do 28º Batalhão de Infantaria Leve, o Comando Conjunto Sudeste descontaminou o Terminal Rodoviário de Campinas, o segundo maior terminal rodoviário do Estado de São Paulo. Entre os locais higienizados: guichês de passagens, escadas e caixas eletrônicos.

Triagem na fronteira

O Comando Conjunto Amazonas, por meio da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, está mantendo o apoio aos Órgãos de Segurança Pública e Órgãos de Saúde Municipais nas triagens realizadas na tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia. Além disso, foram iniciadas ações nas áreas dos quatro pelotões de fronteiras pertencentes à Brigada.

Arrecadação de alimentos

No Comando Conjunto Sudeste, o Tiro de Guerra 02-070 apoiou a prefeitura de Itatiba (SP) na arrecadação de alimentos para a campanha “Solidariedade em Ação”. A iniciativa visa auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade social causada pela pandemia da Covid-19.

Militares permaneceram na entrada de diversos supermercados parceiros, coletando as doações. Foram arrecadadas 5,3 toneladas de alimentos, além de produtos de higiene e limpeza.

Doação de sangue

No Comando Conjunto Sul, a 1ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada realizou campanha de doação de sangue, para ajudar na manutenção dos estoques do banco de sangue do Hemocentro da cidade de São Borja (RS). Os militares realizaram a doação, voluntariamente, no Hemocentro do Hospital Ivan Goulart.

Operação Covid-19

O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate ao novo coronavírus. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia.

Divulgao-768×76.jpg

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, tais demandas podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.

Fonte: Portal do Governo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *