Uma estudante da Escola São Francisco de Assis e outras meninas verificam seus smartphones depois das aulas na cidade de Cebu, em Central Visayas, nas Filipinas
Unicef/Joshua Estey – Uma estudante da Escola São Francisco de Assis e outras meninas verificam seus smartphones depois das aulas na cidade de Cebu, em Central Visayas, nas Filipinas

Orientações divulgadas pela agência da ONU incluem limite de idade de 13 anos para uso das ferramentas de geração de textos e imagens; aplicativo ChatGPT acumula 100 milhões de usuários mensais; agência alerta que setor educacional está despreparado para uma integração ética da tecnologia em rápida evolução.

A integração das ferramentas de inteligência artificial generativa na educação precisa ser regulamentada pelos governos. O alerta é da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco.

A agência publicou nesta quinta-feira a primeira Orientação Global sobre IA Gerativa na Educação e Pesquisa.

Limite de 13 anos de idade

O documento estabelece sete passos que os governos devem tomar para regular a IA generativa, tendo em vista o uso ético em instituições de ensino e a adoção de padrões de proteção de dados e privacidade.

A Unesco também menciona um limite de idade de 13 anos para o uso de ferramentas de IA em sala de aula e pede formação de professores sobre o tema.

Para a diretora-geral da agência, Audrey Azoulay, a orientação “ajudará os formuladores de políticas e professores a melhor navegar pelo potencial da IA para o interesse primário dos alunos.”

Uma garota interage com um robô em Osaka, Japão

Unsplash/Andy Kelly Uma garota interage com um robô em Osaka, Japão

ChatGPT avança sem regulação

A IA generativa atingiu ampla difusão pública em novembro de 2022 com o lançamento do ChatGPT, que se tornou o aplicativo que mais cresce na história.

Com o poder de gerar resultados em texto, imagens, vídeos, músicas e códigos de software, as ferramentas de IA generativa têm implicações de longo alcance para a educação e a pesquisa.

Uma das preocupações da Unesco é que os modelos atuais do ChatGPT são treinados em dados de usuários que refletem os valores e as normas sociais dominantes do Norte Global, piorando assim as divisões no ambiente digital. 

Embora o ChatGPT tenha alcançado 100 milhões de usuários ativos mensais em janeiro de 2023, apenas um país criou regulamentação sobre IA generativa. 

Sistemas educacionais despreparados

A agência considera que o setor educacional está em grande parte despreparado para a integração ética e pedagógica dessas ferramentas em rápida evolução. 

Uma pesquisa global recente da Unesco com mais de 450 escolas e universidades revelou que menos de 10% delas tinham políticas institucionais e/ou orientação formal sobre o uso de aplicações de IA generativa. Em grande parte, a realidade se deve à ausência de regulamentações nacionais.

Em junho de 2023, a agência alertou que o uso de IA generativa nas escolas estava sendo implementado em um ritmo muito rápido, sem o devido debate público, verificações ou regulamentações. 

Uma publicação recente revela que o lançamento de um novo livro didático requer mais autorizações do que o uso de ferramentas de IA generativa em sala de aula.

As novas orientações da Unesco foram a Semana de Aprendizagem Digital, que reúne mais de 1 mil participantes para discutir os temas de plataformas públicas de aprendizagem digital e IA generativa na educação, entre outros. 

Fonte: ONU NEWS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *