Classificando correspondência
UPU –
Classificando correspondência

Data celebrada em 9 de outubro destaca relação de confiança cultivada por gerações e presença em áreas remotas; cerca de 100 mil postos dos correios não possuem infraestrutura adequada de internet; meta da União Postal Universal é suprir esta lacuna até 2030.

O Dia Mundial dos Correios é comemorado todos os anos em 9 de outubro. Em 2023, a mensagem do diretor geral da União Postal Universal, UPU, enfatiza a colaboração para um futuro seguro e conectado. 

Masahiko Metoki disse que atualmente mais de 5 milhões de funcionários dos serviços postais são encarregados de uma variedade de itens essenciais e pessoais, desde mensagens, presentes e bens, até dinheiro e medicamentos.

Presença em regiões remotas

Segundo ele, muitas vezes os correios são “o único prestador de serviços públicos em regiões remotas.”

O diretor ressaltou que os funcionários do setor estão construindo a confiança das comunidades ao longo de gerações e que a base do sucesso reside nessa proximidade conquistada com pessoas em todo o mundo.

No entanto, cerca de 100 mil das 650 mil estações de correios do planeta carecem de infraestruturas de internet adequadas, limitando os serviços que podem fornecer através dos canais digitais. 

Isto significa que 100 mil comunidades perdem uma ampla gama de serviços digitais, financeiros e de inclusão social que estas agências poderiam oferecer.

Em 2018, a União Postal Universal, UPU, e o seu Mecanismo de Assistência Técnica para a Inclusão Financeira, FITAF, forneceram assistência técnica e recursos financeiros aos operadores postais no Vietnã para que pudessem lançar serviços bancários electró…

UPU Em 2018, a União Postal Universal, UPU, e o seu Mecanismo de Assistência Técnica para a Inclusão Financeira, FITAF, forneceram assistência técnica e recursos financeiros aos operadores postais no Vietnã para que pudessem lançar serviços bancários electrónicos e melhorar a inclusão financeira

Inclusão digital

Por isso, Metoki afirma que através da iniciativa “connect.post”, a UPU estabeleceu uma meta ambiciosa: garantir que cada estação de correios tenha acesso suficiente à internet até 2030, para melhorar a inclusão digital destas comunidades desfavorecidas.

Segundo ele, a confiança da população nos serviços postais foi cultivada através de “um compromisso constante com a segurança e a proteção.” 

Isso inclui trabalhar para melhorar a segurança das estradas, fornecendo programas de treinamento para motoristas de entrega e implementando medidas de segurança para manter mercadorias perigosas fora da cadeia de abastecimento, salvaguardando assim trabalhadores e clientes.

Além disso, em tempos de catástrofes ou conflitos, os correios organizaram suprimentos e serviços de emergência para os necessitados. Muitas vezes, eles são os primeiros a ajudar nessas situações.

Quarta Revolução Industrial

Segundo Metoki, estes serviços podem aproveitar esse relacionamento existente baseado em confiança para ajudar a preencher uma lacuna enfrentada por bilhões: a divisão digital. 

Ao ligar a sua extensa rede física à esfera digital, os correios estão passando por uma grande transformação, para oferecer serviços online seguros nesta Quarta Revolução Industrial.

Nesse sentido, a UPU está realizando esforços para garantir que todos os correios tenham acesso suficiente à Internet com segurança, garantindo que agências grandes e pequenas possam acessar ferramentas de última geração.

Fonte: ONU NEWS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *