Obras entre Salgueiro e o Porto de Suape (PE), que haviam sido paralisadas no governo anterior, terão investimento de R$ 450 milhõesTrecho da ferrovia Transnordestina no Ceará - Foto: Márcio Ferreira/MT

Trecho da ferrovia Transnordestina no Ceará – Foto: Márcio Ferreira/MT

OGoverno Federal, por meio da Infra S.A., vinculada ao Ministério dos Transportes, lançou o edital de contratação da empresa que irá elaborar o projeto executivo de engenharia para a implantação da Ferrovia Transnordestina, no trecho entre Salgueiro e o Porto de Suape, em Pernambuco.

A abertura das propostas deve ocorrer no próximo mês.

O segmento, que havia sido excluído do contrato de concessão na gestão anterior, receberá cerca de R$450 milhões em investimento nos próximos anos, através de recursos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

A Transnordestina
De Eliseu Martins, no Piauí, até o Porto de Pecém, no Ceará, a Transnordestina terá uma extensão de mais de 1,2 mil quilômetros, passando por 53 municípios dos estados do Piauí, Ceará e Pernambuco.

A construção do que viria a ser a Transnordestina foi iniciada em 1959. Porém, logo o projeto foi interrompido por ter sido considerado economicamente inviável.

Somente cinco décadas depois, em 2006, durante o primeiro mandato do presidente Lula, o Governo Federal retomou o projeto da grandiosa ferrovia, dando seguimento às obras. O orçamento atual do empreendimento é de R$15 bilhões.

Executada com capacidade de transportar 30 milhões de toneladas por ano, a Transnordestina é sinônimo de redução dos custos de transportes dos produtos provenientes dos pólos industriais, minerais e de agronegócios existentes na região Nordeste.

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Assessoria Especial de Comunicação

Fonte: Ministério dos Transportes

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