Brasília (DF), 28/07/2020 – Em razão das queimadas na região do estado de Mato Grosso do Sul, o Ministério da Defesa deu continuidade, na segunda-feira (27), às atividades da Operação Pantanal. As Forças Armadas empregam aeronaves no combate aos incêndios e atuam em parceria com agências federais e estaduais.

A Operação é conduzida pelo 6º Distrito Naval (DN), que estabeleceu um Centro de Coordenação na cidade de Ladário (MS), a pedido do Ministério da Defesa. Por meio do 6º DN foram empregados, até segunda-feira (27), 325 pessoas, sendo 267 militares e 58 agentes, cinco viaturas, seis embarcações e cinco aeronaves.

A aeronave C-130, da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou dois voos na segunda-feira, a partir da Ala 5 – Base Aérea de Campo Grande, com destino às áreas afetadas pelas chamas. O avião utilizou o sistema de combate a incêndio MAFFS (do inglês, Modular Airborne Fire Fighting System). O equipamento conta com dois tubos que projetam água pela porta traseira do avião, a uma altura aproximada de 150 pés (cerca de 46 metros). A aeronave tem capacidade de lançamento de até 12 mil litros de água em cada decolagem. Além disso, o reservatório em solo tem capacidade para 22 mil litros de água.

O H-60L Black Hawk, que está deslocado em Corumbá (MS), também realizou duas saídas. O helicóptero transportou militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul para o reconhecimento da área de atuação.

Fonte: Ministério da Defesa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *