Prefeito de Recife, João Campos, também fez uma apresentação na ONU sobre políticas locais
ONU News – Prefeito de Recife, João Campos, também fez uma apresentação na ONU sobre políticas locais

Capital do Pernambuco teve Prêmio de Serviço Público e reconhecimento da ONU-Habitat pelo Programa Parceria; Na ONU, prefeito João Campos acompanha gravação do pai já falecido e reitera importância de ter novas gerações na política.

O prefeito do Recife, João Campos, recebeu nesta sexta-feira o Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas, em Nova Iorque. A distinção à capital do estado de Pernambuco foi feita pelo Departamento para Assuntos Econômicos e Sociais, Desa, pela atuação em favor da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.

O gestor municipal recebeu outro reconhecimento para iniciativas urbanas que foi atribuído pelo Programa da ONU sobre Assentamentos Humanos, ONU-Habitat.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Em conversa com a ONU News, em Nova Iorque, João Campos comentou a parceria com as populações do município para a construção de encostas. O Centro Comunitário da Paz, Compaz, é tido como iniciativa que melhor contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e pela excelência no serviço público.

“A gente recebeu o do Compaz, que é o Prêmio Serviço Público, e o do ONU-Habitat, pelo Programa Parceria, que no ano passado entregou mais de 1,2 mil obras. A maior parte delas em áreas de morro. Como é que funciona? A gente tem vários pontos de risco na cidade nas áreas mais vulneráveis de deslizamento de encosta. Então tem uma equipe que faz um projeto de engenharia. A gente compra o material, entrega para as famílias junto com o projeto e as famílias executam a obra com a supervisão da prefeitura. Com isso, a gente tem muita escala, consegue fazer muito mais obra, o custo fica muito mais baixo e tem uma obra de muito melhor qualidade, porque ela é feita pelo morador na sua casa e faz as proteções de encosta de menor porte.”

Vindo de uma família de políticos, João Campos acompanhou uma gravação do pai, Eduardo Campos, quando apareceu pela última vez na organização antes de morrer em acidente aéreo na cidade de Santos em 2012. 

Para prefeito do Recife, o comentário sobre jovens e sua participação mais ativa na política ainda reverbera. 

“E é para mim um dia de muita emoção imaginar que há 12 anos meu pai vinha para cá como governador receber o primeiro Prêmio de Pernambuco das Nações Unidas. Eu o via se organizando para viajar, ele preparando as coisas e  indo para a ONU. Eu, naquela época, era ainda muito mais jovem  vendo ele fazer aquilo sem ter noção direito do tamanho daquilo.  Doze anos depois, eu estou aqui como prefeito mais jovem das capitais brasileiras e representando a juventude que ele falou para receber o Prêmio da ONU da minha cidade. Qualquer gestor público sonha um dia em conhecer a ONU e sonha ainda mais em poder ser reconhecido pela ONU. Hoje é um dia de emoção e poder lembrar meu pai, que é a minha grande referência na vida, ao carregar esse prêmio assim como ele carregou”.

Nesta sexta-feira, o prefeito do Recife fez uma apresentação de políticas locais alinhadas ao tema da justiça social. Ele conversou com o secretário-geral assistente para Desenvolvimento Econômico, Navid Hanif.

estor municipal recebeu outro reconhecimento para iniciativas urbanas que foi atribuído pelo ONU-Habitat

Fonte: ONU NEWS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *