Ricardo Paino Beltrame - Programa Balde Cheio é exemplo de programa sustentável

Programa Balde Cheio é exemplo de programa sustentável

A Embrapa Agroindústria Tropical atua para a melhoria progressiva da eficiência dos recursos globais no consumo e na produção, com vistas a dissociar o crescimento econômico da degradação ambiental. O artigo “Produção e consumo sustentável: bem-estar, equidade social e equilíbrio ambiental” aborda o movimento da Embrapa no desenvolvimento sustentável das atividades agropecuárias.
A busca desenfreada pelo crescimento resulta, muitas vezes, na exploração inconsequente dos recursos naturais, com efeitos negativos sobre a biodiversidade e o meio ambiente. Nesse contexto, o desenvolvimento de novas tecnologias que permitam mitigar esses efeitos é necessário. Dentre as iniciativas da Embrapa que implementam ferramentas de mitigação, destacam-se, por exemplo, os sistemas de produção sustentável, baseados em práticas agroecológicas e a contribuição na elaboração de políticas públicas para produção sustentável. 

Os sistemas de produção sustentável

Os processos produtivos agropecuários convencionais se intensificaram. E os impactos ambientais negativos resultantes desse modelo produtivo sobre os ecossistemas naturais e sua capacidade de proporcionar serviços ecossistêmicos essenciais também. O surgimento de espécies invasoras para a agricultura e para outros ambientes naturais, mudanças na estrutura das cadeias alimentares e comprometimento da pesca são alguns dos impactos previstos. No entanto, esses sintomas podem ser reduzidos com a adoção de sistemas de produção sustentável. 
A Embrapa, enquanto instituição pública, tem envidado esforços na busca de soluções tecnológicas, não apenas para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), mas também para manter a competitividade do país, em um mercado mais exigente em relação à sustentabilidade da produção.
As soluções apresentadas pela Embrapa são, em sua maioria, práticas, e os processos agropecuários estão voltados para os seguintes aspectos: manejo do solo, desenvolvimento de cultivares em sistema orgânicos e agroecológicos, capacitações, zoneamento agroecológico e sistema de plantio direto. 

As ações da Embrapa para a produção e o consumo sustentável

O programa Sistema de Produção Integrada – PI Brasil: coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e com base tecnológica oriunda da Embrapa e parceiros do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária, o PI Brasil tem como foco a gestão dos processos produtivos, promovendo um alto nível de monitoramento de todas as etapas da produção, com rastreabilidade até os supermercados, gerando uma certificação denominada Brasil Certificado. A certificação é realizada por empresas acreditadas pelo Inmetro, que seguem um protocolo específico, com normas técnicas adequadas a cada produto, incluindo Boas Práticas Agropecuárias, respeito à legislação ambiental, sanitária e trabalhista. Adota o Manejo Integrado de Pragas (MIP) e a redução do uso de fertilizantes e agrotóxicos. A Embrapa desenvolveu, ainda, sistemas de produção integrada para diversas culturas, como: coco, uva, manga, caju, feijão, morango, citros, maçã, entre outros.
O projeto Balde Cheio é outro exemplo de ação voltada à implementação dos ODS na atividade agropecuária. O Balde Cheio promove o desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira via transferência de tecnologia. Sua dinâmica consiste na capacitação de técnicos contratados por entidades parceiras para assistirem os produtores, como forma de incentivar o crescimento e a produtividade do setor, buscando modular os fatores de produção de acordo com a realidade de cada produtor. 

Ricardo Moura (DRT 1618 JPCE)
Embrapa Agroindústria Tropical

Fonte: Portal da Embrapa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *