Ao todo, são 13 oficialmente credenciados pelo Governo para o desenvolvimento de pesquisas avançadas que atendam às demandas reais do setor produtivo

Autorizado o funcionamento de mais 4 Polos de Inovação

Autorizado o funcionamento de mais 4 Polos de Inovação

O Instituto Federal do Amazonas foi um dos quatro Institutos Federais escolhido para a estruturação dos polos. – Foto: Divulgação/Ifam

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica ganha mais quatro polos de inovação, somando 13 unidades oficialmente credenciadas. A iniciativa está alinhada às estratégias da ação Novos Caminhos de ampliação da inovação e do empreendedorismo, voltados ao desenvolvimento de pesquisas avançadas que atendam às demandas reais do setor produtivo.

A autorização expedida pelo Ministério da Educação (MEC) define uma nova estrutura organizacional para as instituições contempladas pela Chamada Pública Embrapii nº 003/2020, que selecionou os quatro Institutos Federais (IFs) para a estruturação dos polos.

Os polos de inovação são destinados ao atendimento de demandas das cadeias produtivas por Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e à formação profissional para os setores de base tecnológica. As novas unidades estruturadas são: Instituto Federal do Amazonas (Ifam), em Manaus; Instituto Federal de Goiás (IFG), em Goiânia; Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), em Uberaba; e Instituto Federal de São Paulo (IFSP), em Matão, noroeste do estado.

“As pesquisas e projetos desenvolvidos pelos polos de inovação estão alinhados ao potencial econômico de cada região em que as unidades estão implantadas, fomentando, inclusive, processos de transferência de tecnologia por meio de depósitos de pedidos de proteção de propriedade intelectual”, explicou o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, do MEC, Wandemberg Venceslau.

Com informações do Ministério da Educação

Fonte: Portal do Governo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *