O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, anunciou em Plenário, nesta terça-feira (26), o lançamento do site comemorativo pelos 200 anos de criação do Senado Federal. O espaço digital (www12.senado.leg.br/senado200anos), disponível na página oficial do Senado na internet, está dividido em seções que apresentam o passado, o presente e o futuro da instituição bicentenária, uma “verdadeira viagem no tempo, oferecendo a todos os brasileiros uma rica fonte de conhecimento e interação”, ressaltou o senador.

Pacheco explicou que, no segmento passado, os visitantes poderão percorrer uma linha do tempo detalhada, que se estende desde a Independência do Brasil até os dias atuais, destacando os eventos mais significativos que moldaram a história de nosso país. Além disso, séries especiais de documentários da TV Senado e reportagens do Arquivo S, disponíveis em vídeo e texto, narram a evolução política e social do Brasil.

O presente é dedicado a uma educativa exposição do processo legislativo, bem como do funcionamento do Senado e do Congresso Nacional. Essa seção é enriquecida com notícias e uma agenda completa dos eventos de celebração dos 200 anos. Entre eles, está o lançamento de uma coleção de publicações acessíveis, que traz uma seleção de leis de grande impacto social, adaptadas para áudio, texto plano, tradução em libras e, até mesmo, arquivos para impressão em braile. Igual tratamento foi dado também a cartilhas editadas pela área de responsabilidade social do Senado e a uma coletânea de crônicas de Machado de Assis sobre o velho Senado.

Olhando para o futuro acrescentou Pacheco, estará disponível uma compilação dos temas legislativos mais relevantes em debate na Casa, além de quadros que apresentam as ações administrativas do Senado com maior impacto na vida dos cidadãos brasileiros.

— Convido a todos para vivenciar essa jornada de história, brasilidade e cidadania, e explorar o site dos 200 anos do Senado, que não só celebra a nossa história, mas também reafirma nosso compromisso com a representação popular, a transparência, a acessibilidade e a participação ativa da sociedade na construção de um Brasil mais justo e democrático.

Fonte: Agência Senado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *