Para promover o compartilhamento de diferentes experiências brasileiras no monitoramento do novo coronavírus (COVID-19) em esgotos, especialistas se reúnem no 2º Webinar Monitoramento COVID Esgotos nesta sexta-feira, 24 de julho, das 10h às 12h. O evento é gratuito, aberto a todos os interessados no tema e pode ser acessado por meio do link https: //bit.ly/3h7ZQCI sem necessidade de inscrição prévia.

Com o tema Compartilhando Experiências de Monitoramento no Brasil, o 2º Webinar discutirá diferentes ações de monitoramento da COVID-19 em esgotos que estão acontecendo pelo País, como no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. O encontro on-line também busca estimular a troca de informações por especialistas que atuam nas áreas de recursos hídricos, saneamento básico e saúde.

O 2º Webinar terá moderação do superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Sérgio Ayrimoraes. Quatro palestrantes, apresentarão experiências de diferentes regiões do País: Aline Campos, da Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul (SES-RS); Juliana Calábria, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) ETEs Sustentáveis/UFMG; Maria Sato, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB); e Tatiana Prado, da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

Também haverá três debatedores: Fuad Moura, da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB); Marília Mello, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM); e Thais Cavendish, do Ministério da Saúde. Eles contribuirão para as discussões com sua visão acerca dos temas recursos hídricos, saneamento e saúde.

Durante o 2º Webinar também será apresentada a evolução dos resultados do projeto-piloto Monitoramento COVID Esgotos, que vem acompanhando os esgotos de Belo Horizonte e Contagem (MG) há 13 semanas consecutivas. Segundo o Boletim de Acompanhamento nº 07/2020, divulgado em 17 de julho, cerca de 500 mil pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus em Belo Horizonte, o que equivale a 20% de toda a população da capital mineira. A estimativa foi feita com base em amostras coletadas na 27ª semana epidemiológica, entre 29 de junho e 3 de julho. Acesse aqui todos os boletins já produzidos.

Este Webinar é uma parceria da ANA com as demais instituições que atuam no Monitoramento COVID Esgotos: INCT ETEs Sustentáveis, IGAM, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) e Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Sobre o projeto-piloto

O projeto-piloto Monitoramento COVID Esgotos tem o objetivo de monitorar a presença do novo coronavírus nas amostras de esgoto coletadas em diferentes pontos do sistema de esgotamento sanitário de Belo Horizonte e Contagem, inseridos nas bacias hidrográficas dos ribeirões Arrudas e do Onça. Assim é possível gerar dados para a sociedade e ajudar gestores na tomada de decisões referentes à pandemia.

O trabalho, que terá duração inicial de dez meses, é fruto de Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado entre a ANA e o INCT ETE Sustentáveis/UFMG. Com a continuidade dos estudos, o grupo pretende identificar tendências e alterações na ocorrência do vírus nas diferentes regiões analisadas para entender a prevalência e a dinâmica de circulação do novo coronavírus.

Os pesquisadores participantes no estudo reforçam que não há evidências da transmissão do vírus através das fezes (transmissão feco-oral) e que o objetivo da pesquisa é mapear os esgotos para indicar áreas com maior incidência da doença e usar os dados obtidos a partir do esgoto como uma ferramenta de aviso precoce para novos surtos, por exemplo.

Com os dados obtidos, será possível saber como está a ocorrência do novo coronavírus por região, o que pode direcionar a adoção ou não de medidas de relaxamento consciente do isolamento social. Também pode possibilitar avisos precoces dos riscos de aumento de incidência do COVID-19 de forma regionalizada, embasando a tomada de decisão pelos gestores públicos.

Futuramente os resultados preliminares da pesquisa serão divulgados na forma de mapas dinâmicos, que possibilitarão acompanhamento da evolução espacial e temporal da ocorrência do vírus.

Outras ações de comunicação do andamento dos trabalhos também estão em curso. No dia 22 de maio foi realizado o webinar COVID-19: Monitoramento do Esgoto como Ferramenta de Vigilância Epidemiológica. O vídeo com as palestras e as apresentações está disponível no canal da ANA no YouTube.

Próximos webinars

Para o restante de julho estão previstos dois eventos da série Webinar de Capacitação da ANA:

23/07 – 17h – Cooperação Federativa na Gestão de Recursos Hídricos;

30/07 – 17h – Cotas de inundação para sistemas de alerta.

Os webinars da ANA estão disponíveis no canal da Agência no YouTube (http://www.youtube.com/playlist?list=PLdDOTUuInCuzz4MwUVxy3dcZkUckrQocb) e no site da ANA (https://www.ana.gov.br/videos/videos).

Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *