Aplicativo para celular reúne a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) digitais

partir dessa terça-feira (14/12), motoristas de todo o país já podem acessar digitalmente as novas regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) pela Carteira Digital de Trânsito (CDT). Esta é mais uma funcionalidade do aplicativo do Governo Federal criado pelo Ministério da Infraestrutura, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), dentro da transformação digital do gov.br, em parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

“Acrescentamos à CDT o novo CTB revisado, que é uma das legislações mais rigorosas do mundo trazendo então a modernização, a simplificação dos procedimentos, tanto para os órgãos de trânsito, quanto para o cidadão e incorporando à transformação digital. Na data de hoje, essa bandeira que é a transformação digital que o MInfra vem promovendo, estamos realizando esse lançamento”, afirmou o secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro.

A nova funcionalidade da CDT foi anunciada durante a cerimônia de lançamento do programa Rodovida, que tem como objetivo promover a redução da violência no trânsito. As novas regras do CTB, sancionadas em outubro pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, passaram a vigorar em abril deste ano para todos os usuários de trânsito do país. As modificações reduzirão a burocracia e simplificarão processos.

Aplicativo

A Carteira Digital de Trânsito reúne a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) digitais. Além de armazenar todos os documentos de porte obrigatório no trânsito em formato digital, o aplicativo avisa sobre o vencimento da CNH, permite a visualização de infrações cometidas e o pagamento de multas emitidas em todo o país.

Outras funcionalidades disponíveis no aplicativo são o recebimento de notificações de recall, a relação de veículos de propriedade e, ainda, a lista de infrações de trânsito vencidas, a vencer e pagas. Também é possível receber mensagens de campanhas educativas oficiais da Senatran.

Fonte: Ministério da Infraestrutura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *