O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) faz parceria com a Jovem Pan para veicular a série de podcasts ‘Deixa que eu conto’, um programa de áudio diário direcionado a crianças de até 8 anos.

Alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os programas estimulam a cocriação e a imaginação, trazendo as crianças para que sejam protagonistas do próprio desenvolvimento e aprendizagem.

A veiculação do podcast será realizada dentro do aplicativo do grupo, Panflix, que já conta com mais de 60 títulos autorais disponíveis ao público dentro de diferentes temas e gêneros, e está liberada desde o dia 17 de agosto.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) faz parceria com a Jovem Pan para veicular a série de podcasts ‘Deixa que eu conto’, um programa de áudio diário direcionado a crianças de até 8 anos. Alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os programas estimulam a cocriação e a imaginação, trazendo as crianças para que sejam protagonistas do próprio desenvolvimento e aprendizagem.

A veiculação do podcast será realizada dentro do aplicativo do grupo, Panflix, que já conta com mais de 60 títulos autorais disponíveis ao público dentro de diferentes temas e gêneros, e está liberada desde o dia 17 de agosto.

Os episódios com curadoria do UNICEF são apresentados pelos contadores de história Carol Levy, Kiara Terra, Leandro Medina e Andrea Soares. Cada podcast traz quadros como contação de histórias, músicas e brincadeiras, entrevistas. A iniciativa aborda temáticas da cultura do Norte e Nordeste do Brasil, com conteúdos das populações do território amazônico e afro-brasileiras.

Com um extenso conhecimento em rádio e produção de conteúdo digital, a Jovem Pan veiculará dentro de seu aplicativo Panflix a série com 16 episódios, que inclui contos como João e o Pé de Feijão, Patinho Feio e Cachinhos de Ouro.

Segundo a diretora de marketing da Jovem Pan, Claudine Bayma, com o isolamento social, muitas crianças sentem falta das atividades e da aprendizagem que o ambiente escolar traz. “A fim de auxiliar pais e familiares que precisam distribuir a atenção entre as tarefas de casa e o trabalho e não têm formação docente, apoiamos a iniciativa do UNICEF em levar um pouco da cultura brasileira às crianças de todo o Brasil, por meio de podcast”.

O chefe de Educação do UNICEF no Brasil, Ítalo Dutra, explicou que com o fechamento involuntário das escolas, existe o risco de o isolamento social agravar as desigualdades nas aprendizagens, impactando especialmente meninas e meninos em situação de maior vulnerabilidade – entre eles, moradores de comunidades e periferias, indígenas e quilombolas, e crianças com deficiência. “O ‘Deixa que eu conto’ foi pensado para alcançar todas as famílias e apoiar as escolas, levando em consideração as diferentes realidades brasileiras”.

O programa, entretanto, não substitui as experiências coletivas vivenciadas no contexto das instituições de educação infantil e ensino fundamental, mas garante a aproximação das famílias neste momento adverso. O ‘Deixa que eu conto’ para as crianças pode ser uma opção durante este momento de isolamento social, motivando-as a realizar atividades que estimulam a criatividade e as aproximam dos pais, irmãos, avós e de quem mais estiver convivendo em casa.

Fonte: ONU Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *