O furacão Iota causou destruição e inundações em toda a Nicarágua, deixando milhares de pessoas desabrigadas. Crise climática já afeta quase todas as crianças em todos os continentes
© UNICEF/Inti Ocon/AFP-Services – O furacão Iota causou destruição e inundações em toda a Nicarágua, deixando milhares de pessoas desabrigadas. Crise climática já afeta quase todas as crianças em todos os continentes

Em comunicado, diretora-executiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Catherine Russell, afirma que menores são geralmente ignorados quando se trata do tema e que é hora de colocá-los no centro do debate sobre a emergência climática.

O relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática, divulgado na segunda-feira, mostra que 1 bilhão de crianças vivendo nos países mais afetados estão sob risco.

Em comunicado, a diretora-executiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, afirmou que a crise climática já afeta quase todas as crianças em todos os continentes. 

Agência da ONU diz que os jovens já esperaram tempo demais pelos líderes internacionais com relação a ações para deter a crise climática
© UNICEF/Howard Elwyn-Jones – Agência da ONU diz que os jovens já esperaram tempo demais pelos líderes internacionais com relação a ações para deter a crise climática

Emergência

Catherine Russell citou enchentes, ciclones, secas, ondas de calor, poluição do ar e doenças causadas por vetores como alguns dos problemas da emergência do clima. Segundo ela, para algumas crianças, a crise representa também um risco de morte.

O relatório do Painel revelou que o aquecimento global está causando danos irreversíveis à natureza. O secretário-geral da ONU diz que o estudo é um “atlas do sofrimento humano”.

Num recente Índice do Unicef sobre Riscos Climáticos para Crianças, a agência mostra que 1 bilhão de menores vivem em países de risco extremo e alto com impactos sobre sociedades inteiras.

Um menino separa carvão em uma usina à beira da estrada na província de Punjab, no Paquistão.
© Unicef/Shehzad Noorani – Um menino separa carvão em uma usina à beira da estrada na província de Punjab, no Paquistão.

Redução ambiciosa

Segundo o Unicef, os governos precisam colocar em prática a redução ambiciosa de emissões que causam a crise do clima. A meta é fazer com que crianças mais vulneráveis, vivendo em país com uma taxa baixa de emissões per capita, consigam sobreviver e florescer num mundo com rápidas mudanças.

Mesmo assim, muitos países não têm planos de adaptação e a maioria das crianças permanece desprotegida e despreparada para os impactos da mudança climática.

Para o Unicef, os países devem colocar as crianças no centro dos planos de enfrentamento da emergência climática, incluindo menores marginalizados social e economicamente nessas nações.

A agência da ONU diz que os jovens já esperaram tempo demais pelos líderes internacionais com relação a ações para deter a crise climática.

Fonte: ONU NEWS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *