Estudantes do Liceu Francês, em Nova Iorque, fazem um protesto contra a mudança climática.
Estudantes do Liceu Francês, em Nova Iorque, fazem um protesto contra a mudança climática. Foto: Emmanuel Rouy/Lycée Français

Pelo menos 1 bilhão de menores de idade vivem em um dos 33 países com risco climático extremamente alto; para chefe da agência, líderes mundiais em Glasgow têm oportunidade urgente de reconduzir o caminho em que nos encontramos.

Para a diretora-executiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, a “COP26 deve ser a COP das crianças”. A mensagem de Henrietta Fore é para os líderes mundiais que estão reunidos em Glasgow, na Escócia, até 12 de novembro, na Conferência da ONU sobre Mudança Climática, COP26. 

A chefe do Unicef lembra que 1 bilhão de crianças correm um risco extremamente alto de sofrer com os impactos da mudança climática, pois vivem em uma das 33 nações mais ameaçadas pelo problema.

Futuro sem emissões 

1 milhão de árvores foram  replantadas em projeto de reflorestação na RD Congo.
1 milhão de árvores foram  replantadas em projeto de reflorestação na RD Congo. Foto: CIFOR/Axel Fassio

Fore declarou que os líderes mundiais que estão na COP26 “tem uma oportunidade importante e urgente de reconduzir o terrível caminho em que nos encontramos”. Ela pediu uma redução rápida e significativa das emissões de gases de efeito estufa, já que o futuro de bilhões de crianças depende disso. 

O Unicef apresenta dados sobre como a mudança climática está impactando a vida das crianças: praticamente todos os menores estão expostos a pelo menos um perigo ambiental, como ondas de calor, ciclones, poluição do ar, enchentes e escassez de água. 

Choques climáticos 

A perda das camadas de gelo acelera o aquecimento global.
A perda das camadas de gelo acelera o aquecimento global. Foto: © NASA/Kathryn Hansen

O mundo tem ainda 850 milhões de crianças que vivem em áreas onde pelo menos quatro choques climáticos se sobrepõe. A agência lembra que melhorar a resiliência de serviços essenciais é o melhor investimento para reduzir riscos.

O Unicef apresenta algumas propostas, como aumentar o acesso a serviços de água, saneamento e higiene, o que pode reduzir os riscos para 415 milhões de crianças. 

Crianças em 2050 

Adolescentes limpam praias no Equador.
Adolescentes limpam praias no Equador. Foto: © UNICEF/Johanna Alarcón

A agência ressalta que ação na COP26 é algo imperativo e por isso faz um apelo aos países desenvolvidos, para que cumpram com a promessa e repassem US$ 100 bilhões por ano para o financiamento climático. 

Segundo o Unicef, sem fortes investimentos em adaptação climática e resiliência de serviços básicos, 4,2 bilhões de crianças que deverão nascer nos próximos 30 anos enfrentarão riscos muito maiores de sobrevivência e de bem-estar. 

A agência lembra que as vozes das crianças e dos jovens precisam ser ouvidas e levadas em conta nas negociações formais da COP26.  ”. 

Fonte: ONU News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *