A Unesco adotou o primeiro Tratado sobre Inteligência Artificial
UN Photo/Manuel EliasA Unesco adotou o primeiro Tratado sobre Inteligência Artificial    26 novembro 2021Legislação e prevenção de crimes

Documento, endossado por todos os países-membros da agência, estabelece parâmetros necessários para assegurar o desenvolvimento saudável da tecnologia cada vez mais usada no dia a dia.

Quem já reservou um bilhete aéreo, pediu um empréstimo ou assistiu a um veículo sem condutores em ação, entrou em contato com a inteligência artificial sem mesmo perceber.

A tecnologia, presente no dia a dia, também é usada em exames de prevenção ao câncer e em formas de adaptação de ambientes a pessoas com deficiência, por exemplo. Mas como proteger usuários de possíveis riscos e comportamentos antiéticos gerados pela inteligência artificial, IA?

Para a Unesco, a inteligência artificial é boa para a humanidade e precisa ter seus riscos reduzidos
Para a Unesco, a inteligência artificial é boa para a humanidade e precisa ter seus riscos reduzidos

Riscos

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, lembra que a técnica apoia governos e setor privado em seus processos de decisão e auxilia no combate a problemas globais como a fome mundial e a mudança climática. Mas ela também traz desafios. Um deles é o aumento de atitudes tendenciosas de gênero e étnica, ameaças à privacidade, dignidade e perigos de vigilância em massa além de uso inseguro de tecnologias na aplicação da lei. Sem padrões, muitos desses desafios ficam sem respostas.Montadoras de carros estão usando cada vez mais a inteligência artificial para controlar veículosUnsplash/David von DiemarMontadoras de carros estão usando cada vez mais a inteligência artificial para controlar veículos

Humanidade

Na quinta-feira, a Unesco adotou o primeiro Tratado sobre Inteligência Artificial. O objetivo é guiar a construção da infraestrutura legal para assegurar o desenvolvimento ético desse tipo de tecnologia.

A chefe da Unesco, Audrey Azoulay, disse que o mundo precisa de regras sobre a IA para que toda a humanidade seja beneficiada. Com o tratado, surge o primeiro quadro normativo que oferece aos Estados a responsabilidade de aplicar essas normas.

Para a Unesco, a inteligência artificial é boa para a humanidade e precisa ter seus riscos reduzidos. A transformação digital também tem que permitir os direitos humanos e o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Na área da saúde, a Inteligência Artificial ajuda a que os pacientes tenham maior controle de seus próprios cuidados
Unsplash/Possessed PhotographyNa área da saúde, a Inteligência Artificial ajuda a que os pacientes tenham maior controle de seus próprios cuidadosLuta

A IA tem ainda que tratar de temas como prestação de contas, privacidade, educação, cultura, saúde e economia. O texto lembra que os atores de inteligência artificial devem ser a favor dos dados, energia e métodos eficientes de recursos que ajudem a tecnologia a se tornar uma ferramenta importante na luta contra a mudança climática.

A vice-chefe da Unesco, Gabriela Ramos, afirma que decisões que impactam milhões de pessoas no mundo têm de ser justas, transparentes e passíveis de contestação.

Fonte: ONU NEWS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *