Em evento com entidades empresariais, ministra Luciana Santos diz que ferrovia é prioridade do Governo Lula

53053188018_5e17b741f1_k.jpg
Foto: Diego Galba (ASCOM/MCTI)

Em agenda no Recife, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participou, nesta segunda-feira (17), de um encontro promovido por entidades empresariais lideradas pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco, Amcham e Grupo Atitude em defesa da conclusão do trecho Salgueiro/Suape da ferrovia Transnordestina.

Na solenidade, a ministra Luciana Santos ressaltou que o ramal pernambucano é uma prioridade do presidente da República. “A ferrovia é um projeto estratégico para o desenvolvimento do nosso estado. É uma obra de integração, um empreendimento que pode deixar a economia de Pernambuco muito mais competitiva e criar oportunidades de emprego. Esse sempre foi desejo e é decisão política do presidente Lula tirar esse sonho do papel”.

Sonho antigo, a Transnordestina começou a ser pensada em 1847, quando Dom Pedro II solicitou o estudo de uma ferrovia ligando o interior do Nordeste ao litoral. A obra teve início no primeiro mandato do presidente Lula, que entendeu a importância em integrar a região. Em 2022, por decisão do Governo Bolsonaro, o trecho Salgueiro/Suape que já era previsto na obra, foi retirado do projeto.

A titular do MCTI ainda enfatizou que o dia é histórico. “A gente vê Pernambuco mais uma vez reagir e se unir. E mais do que o enfrentamento à desigualdade regional, esse é um assunto de interesse nacional”.

“Vamos juntos construir essa solução que é fundamental para que a Transnordestina possa reduzir desigualdades na nossa região que, apesar dos avanços, tem muito ainda a ser feito”, disse o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, defendendo a unidade entre os entes interessados na conclusão da obra. Já o presidente da Fiepe, Ricardo Essinger, afirmou que a conexão direta entre o interior do estado e o Porto de Suape permitirá um fluxo mais rápido e eficiente de mercadorias, com menor dependência do transporte rodoviário. “Esse trecho de Salgueiro/Suape poderá ser um diferencial para a economia de Pernambuco”. A governadora Raquel Lyra ressaltou que a obra pode ajudar o Nordeste a se reposicionar para o Brasil, devido à localização geográfica e potencial logístico.

No ato, foi entregue aos presentes um manifesto solicitando a inclusão do trecho de Salgueiro até Suape no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC III) e no Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal. A solenidade, ocorrida no auditório da Casa da Indústria, contou com a presença do presidente da Fiepe, Ricardo Essinger; da governadora Raquel Lyra; do superintendente da Sudene, Danilo Cabral; os senadores pernambucanos Teresa Leitão e Humberto Costa, além de deputados federais e estaduais, entre outras autoridades.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *