Percentual médio de ocupação de aeronaves no mercado doméstico em dezembro foi de 81,6%

Setor aéreo registra melhor mês desde início da Covid-19

Setor aéreo registra melhor mês desde início da Covid-19

Levantamento foi feito pela Anac. – Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Os dados de dezembro de 2020 do setor aéreo brasileiro foram os mais positivos desde o início da Covid-19 no Brasil. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a quantidade de passageiros em voos domésticos no mês passado foi de 5,6 milhões, maior volume registrado desde fevereiro.

O levantamento da Anac mostra que o percentual médio de ocupação de aeronaves no mercado doméstico em dezembro de 2020 foi de 81,6%, redução de apenas 2,5% em relação ao mesmo mês de 2019. No apurado dos 12 meses do ano, a taxa foi de 80%.

O levantamento da Anac revela que, mesmo com os bons números de dezembro de 2020, o setor ainda segue enfrentando desafios. Segundo os dados, de janeiro a dezembro de 2020, foram transportados 45,2 milhões de passageiros domésticos, número inferior ao registrado no mesmo período de 2019.

Retomada do turismo

A retomada do setor turístico segue uma série de medidas sanitárias, como as estabelecidas pelo selo “Turismo Responsável, Limpo e Seguro”, do Ministério do Turismo. No Brasil, já foram emitidos mais de 26 mil selos, que é uma sinalização visual que identifica estabelecimentos e guias de turismo que assumiram, declaradamente, o compromisso em adotar protocolos de biossegurança para proteger turistas e trabalhadores contra a Covid-19. E, dessa forma, possibilitar que a retomada das atividades turísticas ocorra de forma mais segura no Brasil.

O selo está disponível para 15 atividades turísticas, como meios de hospedagem, parques temáticos, restaurantes, cafeterias, bares, centros de convenções, feiras, exposições, guias de turismo, entre outros. Cada segmento possui um protocolo sanitário específico, elaborado em parceria com empresas e instituições ligadas ao setor (trade), a partir de diretrizes internacionais. Também há um protocolo destinado exclusivamente aos turistas, com atitudes de cada um que protegem a todos. Os documentos foram validados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Com informações do Ministério do Turismo

Fonte: Portal do Governo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *