Autora da proposta afirma que mães de filhos com autismo acabam negligenciando o autocuidado Compartilhe Versão para impressão 0 Comentários

09/03/2023 – 08:50   Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Deputada Maria Rosas fala ao microfone

A autora da proposta, deputada Maria Rosas

O Projeto de Lei 333/23 prevê prioridade de atendimento psicossocial no Sistema Único de Saúde (SUS) às mães que se dedicam integralmente ao cuidado de filhos com transtorno do espectro autista (TEA).

Em análise na Câmara dos Deputados, o texto insere a medida na lei que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

“Já é amplamente conhecido o impacto físico e mental que sofre uma pessoa que tem a responsabilidade de cuidar em tempo integral de um familiar, principalmente no caso deste ser um filho com condições crônicas severamente incapacitantes”, justifica a deputada Maria Rosas (Republicanos-SP).

A parlamentar afirma que mães de filhos com transtorno do espectro autista acabam negligenciando o autocuidado. “Essas mães necessitam de apoio psicológico para conseguirem suportar esse cotidiano extremamente desgastante, lidar com uma sociedade excludente e perceber a importância de também cuidarem da própria saúde”, acrescenta a deputada.

Tramitação
A proposta ainda será despachada para as comissões da Câmara.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *