Projeto do Brasil, “Literatura Acessível”, do Instituto Include quer promover inclusão e participação social de pessoas com deficiência
© Unicef/Anita Khemka
Projeto do Brasil, “Literatura Acessível”, do Instituto Include quer promover inclusão e participação social de pessoas com deficiência

Prêmios Internacionais de Alfabetização da Unesco 2022 recompensam 6 iniciativas que promovem a inclusão; instituto brasileiro promove a inclusão de pessoas com deficiência por meio da leitura; iniciativa já alcançou 2 mil alunos, em sua maioria meninas e mulheres.

Às vésperas do Dia Internacional da Alfabetização, celebrado em 8 de setembro, a Unesco selecionou seis programas de alfabetização como vencedores dos Prêmios Internacionais de Alfabetização.

Os premiados são projetos do Brasil, Índia, Malásia, África do Sul, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido e foram recomendados por um comitê internacional.Diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, lembra que a alfabetização é um direito humano essencialUnicef/Raoni LibórioDiretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, lembra que a alfabetização é um direito humano essencial

Inclusão social

Os prêmios serão entregues durante uma conferência internacional em Abidjan, em Côte d’Ivoire, nos dias 8 e 9 de setembro de 2022. 

O projeto do Brasil é o programa “Literatura Acessível” do Instituto Include. O objetivo é promover a inclusão e a participação social de pessoas com deficiência por meio da educação, esporte e cultura. 

A iniciativa produz, reproduz e lança livros em vários formatos, que incluem leitura simples em braille, Libras, audiodescrição e pictogramas. O programa inscreveu mais de 2 mil alunos, sendo que 55% são meninas e mulheres.
Sobre a data, a diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, lembra que a alfabetização é um direito humano essencial. 

Para ela, o Dia Internacional da Alfabetização é uma oportunidade para avaliar e acelerar o progresso neste campo.

A chefe da Unesco parabenizou os seis vencedores dos prêmios e afirmou que eles são exemplos de ações bem-sucedidas e fontes de inspiração que a Unesco promoverá em larga escala.

O prêmio recebido pelo Instituto brasileiro é patrocinado pelo Governo da República Popular da China e reconhece contribuições para a alfabetização funcional, alavancando ambientes tecnológicos em apoio a adultos em áreas rurais e jovens fora da escola. A instituição receberá uma medalha, um diploma e uma doação de US$ 30 mil.

Fonte: ONU NEWS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *