O professor tem o importante papel de formar cidadãos mais conscientes e comprometidos com a sociedade, e também, com a segurança no trânsito. Para dar suporte ao trabalho dos educadores, o Programa Conexão DNIT disponibiliza materiais pedagógicos sobre trânsito com abordagem transversal para todas as disciplinas de 1º a 9º ano do Ensino Fundamental e fornece cursos de capacitação para sua implementação, como o que ocorreu entre agosto e setembro deste ano, quando foram capacitados, de forma on-line, mais de 950 professores.

A participação e o engajamento dos professores no Programa Conexão DNIT contribuem para torná-lo permanente e impactam, de maneira positiva, na segurança do trânsito em nosso país, permitindo que os educadores sejam indutores de um processo de transformação cultural e social que permitirá salvar muitas vidas.

O papel de mediador

O Programa Conexão DNIT reconhece os professores como protagonistas da Educação para o Trânsito. Dessa forma, o portal web e o aplicativo do Programa têm os professores – e não os estudantes – como público-alvo direto. As atividades disponibilizadas nesses dispositivos são desenvolvidas para os professores, e a estrutura se assemelha a planos de aula, com 2 horas de duração máxima, por exemplo. Nessas atividades, propõem-se práticas pedagógicas a serem realizadas sempre a partir da mediação dos educadores. Cada atividade dispõe, ainda, de uma versão do estudante e de uma versão do professor, nesta que se encontram textos de apoio sobre os conteúdos de trânsito e, também, sugestões e dicas para o educador.

Partindo de uma perspectiva dialógica, ao desenvolverem essas atividades em sala de aula, os professores são capazes de adaptar e de tornar esse material ainda mais significativo para os estudantes. Só quem está diretamente inserido no dia a dia da escola e no convívio com a comunidade pode mediar o processo de construção do conhecimento, que é iniciado com os estudantes, e que prossegue em casa, com a família, refletindo-se em toda a comunidade que convive no entorno escolar.

Outro aspecto da perspectiva dialógica desse material, no qual os professores são protagonistas, é o envio de novas iniciativas, de críticas e de avaliações das atividades disponibilizadas e dos cursos do Programa. Esses canais de comunicação permitem um diálogo constante e contínuo com os professores, garantindo a sustentabilidade do Programa e permitindo a realização de ajustes, a ampliação do acervo de materiais pedagógicos e o aprimoramento das demais ações do Programa Conexão DNIT para que possam se adequar às diversas realidades deste país.

Reconhecendo a importância dos professores e buscando auxiliar e facilitar o trabalho deles, o material paradidático do Programa Conexão DNIT articula a Educação para o Trânsito aos conteúdos das diversas disciplinas. O objetivo é que os professores de todas as áreas – como Arte, Matemática, Educação Física, Língua Portuguesa e Língua Inglesa, História, Geografia e Ciências – possam trabalhar com o tema trânsito ao longo do ano letivo além de datas específicas, como nas campanhas do Maio Amarelo e da Semana Nacional do Trânsito.

Para isso, as atividades vinculam as habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para cada disciplina e ano escolar, com informações essenciais sobre a segurança no trânsito, como, por exemplo: as sinalizações; o uso da faixa de pedestre; o uso de dispositivos de segurança, como o capacete pelos motociclistas e o cinto de segurança pelos ocupantes de automóveis, entre outros. Com isso, promove-se a percepção e a consciência dos riscos ao transitar e a adoção de atitudes seguras para preservar vidas, enfatizando-se que a segurança viária não depende apenas dos adultos condutores de veículos motorizados, mas, também, das boas práticas de pedestres, de ciclistas e de passageiros de todas as idades.

Com a palavra, os professores!

Desde o último mês de agosto, educadores de todo o país, podem acessar o portal web e o aplicativo do Programa Conexão DNIT (que está em sua fase-piloto). A partir de então, começou-se a estabelecer um diálogo mais direto com os professores, sobretudo com os que participaram do curso de capacitação. Os depoimentos deixados no portal reforçam o interesse desses profissionais pela Educação para o Trânsito e o reconhecimento positivo do material paradidático e das demais ações do Programa. Veja o que dizem alguns dos participantes:

“O Conexão DNIT vem contribuir no contexto escolar, com a prática de uma Educação para o Trânsito. As metodologias e estratégias sugeridas para trabalhar no contexto escolar contribui na implantação do Projeto”. (Debora Regina Gonçalves Zacarias)

“O curso é tão bacana que eu nem concluí e já estou utilizando todo o material disponibilizado em práticas pedagógicas cotidianas”. (Danielly da Costa Vila Real)

“Foi maravilhoso participar do curso, podendo ampliar meus conhecimentos a serem levados para sala de aula, promovendo grandes ações sobre o trânsito em diversas disciplinas.” (Eva Elena de Araújo)

“Muito bom participar do curso do Conexão DNIT. Realmente nós, enquanto educadores, devemos contribuir para uma boa Educação no Trânsito. Com as novas práticas sugeridas pelo Conexão DNIT, estou ampliando meu conhecimento sobre o assunto e, consequentemente, estarei levando para sala de aula novas orientações, usando uma metodologia dinâmica e criativa”. (Eliane Vieira de Lima)

Serviço

Acesse você também as atividades do Programa Conexão DNIT e acompanhe a divulgação dos cursos e das demais ações através do portal e do aplicativo do Programa.

O acesso a esses dispositivos é gratuito, cadastre-se no portal web, pelo endereço https://conexao-dnit.labtrans.ufsc.br/, ou pelo aplicativo, que pode ser baixado para Android na Google Play Store (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.conexaodnit&hl=pt_BR).

Fonte: DNIT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *