Protocolo de Londres lista resíduos que podem ser despejados no mar
Unrwa/Khalil Adwan – Protocolo de Londres lista resíduos que podem ser despejados no mar

Nova emenda ao tratado do Protocolo de Londres sobre o tema define resíduos que podem ser descartados em meio marítimo; lista inclui material que passou por dragas; resíduos de peixe, produtos geológicos, embarcações e plataformas.

A Organização Marítima Internacional, OMI, anunciou que o despejo de lodo de esgoto no mar será proibido, em breve, em todo o mundo. A medida está prevista numa emenda do tratado do Protocolo de Londres, que classifica resíduos que podem ser considerados para esse efeito.

O documento é a versão modernizada da Convenção sobre a Prevenção da Poluição Marinha por Despejo de Resíduos e Outros Materiais de 1972, também conhecida como Convenção de Londres.

Emenda entra em vigor em 100 dias após adoção

A ratificação ocorreu na semana passada na sede da OMI, quando a agência acolheu a reunião Consultiva das Partes Contratantes da Convenção de Londres e um encontro separado sobre o Protocolo. A emenda entrará em vigor 100 dias após a adoção.

Lista aprova ainda a eliminação de material orgânico de origem natural

Deste modo, ficou autorizado o descarte de grande parte de material dragado, resíduos de peixe, material geológico inerte e inorgânico, itens volumosos específicos e embarcações e plataformas concebidas por seres humanos em meio marítimo ou estruturas similares.

A lista aprova ainda a eliminação de material orgânico de origem natural e fluxos de dióxido de carbono dos processos de captura.

Coreia do Sul e México

O descarte do lodo de esgoto no mar foi autorizado pela Convenção e o Protocolo de Londres. Há várias décadas, este resíduo era despojado em volume substancial.

Os países-membros da Convenção e do Protocolo pediram, depois, que houvesse uma revisão em escala global das práticas atuais de gerenciamento ou despejo de lodo de esgoto no mar. A conclusão da última reunião é que houve uma baixa considerável da prática.   

Sob proposta de alteração apresentada por Coreia do Sul e México fica proibida esta forma de eliminação, exceto para o caso dos resíduos que integram a chamada “lista reversa”.

Fonte: ONU NEWS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *