Os ataques a navios comerciais no Mar Vermelho perturbaram gravemente o transporte marítimo internacional
Unsplash/Angus Gray Os ataques a navios comerciais no Mar Vermelho perturbaram gravemente o transporte marítimo internacional

Complexo industrial localizado em Recife, Pernambuco, se beneficiará com “inteligência de mercado” para desenvolver inovações, atrair investimentos e criar rotas comerciais; território conta com mais de 80 empresas em funcionamento, que geram mais de 20 mil postos de trabalho. 

A Conferência das Nações Unidas Sobre Comércio e Desenvolvimento, Unctad, lançou nesta terça-feira um estudo de Complexidade Econômica voltado para o Porto de Suape, localizado em Recife, capital de Pernambuco. 

O estudo, lançado em cerimônia realizada no Brasil, terá duração de cinco meses e é fruto de uma parceria entre Unctad, o complexo do Suape e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Senai. 

Novas rotas comerciais

É a primeira vez que este tipo de levantamento será aplicado em um porto-indústria. O objetivo é encontrar novas formas para atrair grandes investidores nacionais e internacionais para novas rotas a partir do complexo portuário. 

Para o chefe de Pesquisa e Análise de Commodities da Unctad, Clóvis Freire, o documento fornece informações estratégicas para o crescimento econômico. 

“O estudo possibilita que empresas já instaladas no Suape entendam melhor as possibilidades de inovação na cadeia produtiva, tanto de uma forma para melhorar e inovar, como também atingir novos mercados internacionais. E para o Suape, vai trazer informações de como atrair negócios que possam complementar as cadeias produtivas que já existem em Suape.”

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, afirmou que o estudo irá apoiar os esforços de “aproveitar melhor a capacidade do desenvolvimento industrial do Complexo de Suape, de acordo com as premissas de trazer empreendimentos sustentáveis”.

“Inteligência de mercado”

A metodologia da Complexidade Econômica fornece uma compreensão mais profunda das características específicas do território, auxiliando no planejamento e na tomada de decisões relacionadas ao desenvolvimento sustentável e gestão do espaço. O esforço contempla coleta de dados, análises e estudos para prospecção de novos investimentos. 

Segundo o diretor de Desenvolvimento e Gestão Industrial de Suape, Arthur Neves, as empresas inseridas na Zona Industrial serão contempladas com “inteligência de mercado”. 

Entre o leque de atividades propostas no estudo estão o mapeamento dos potenciais das indústrias, identificação dos setores e produtos complementares ao encadeamento produtivo existente no território, possibilidades de atração de investimentos internacionais e possíveis rotas e mercados internacionais.

De acordo com a gerente de Pesquisa e Prospectiva do Senai Pernambuco, Ana Paula Vasconcelos Cruz, o desafio será identificar os setores e produtos complementares ao encadeamento produtivo existente no território, além das tendências globais, com foco no aumento da diversificação, agregação de valor e exportação. 

O Complexo de Suape é localizado no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife. Atualmente, o território conta com mais de 80 empresas em funcionamento, que geram mais de 20 mil postos de trabalho, segmentadas em 12 polos de desenvolvimento. A estimativa é que até 2030, sejam gerados mais de 40 mil empregos, diretos e indiretos, somando investimentos de R$ 23, 66 bilhões.

Fonte: ONU NEWS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *