Profissional de saúde prepara vacina de Covid-19 em Luanda, Angola.
Foto: © WHO/Booming/Carlos Cesar – Profissional de saúde prepara vacina de Covid-19 em Luanda, Angola.

Estados Unidos, União Europeia, Índia e África do Sul esboçaram um acordo inicial sobre o assunto; detalhes estão pendentes; decisão precisa de consenso entre os 164 membros da Organização Mundial do Comércio.

A diretora-geral da Organização Mundial do Comércio, Ngozi Okonjo-Iweala, celebrou o avanço entre quatro membros da OMC sobre a flexibilidade no uso de patentes para produção de vacinas contra a Covid-19.

Os Estados Unidos, União Europeia, Índia e África do Sul esboçaram um acordo inicial sobre o assunto, mas nem todos os detalhes do compromisso foram resolvidos e consultas internas ainda estão em andamento.

A chefe da OMC afirmou que, embora esse seja um grande passo e resultado de muitas horas de negociações ainda é necessário buscar o consenso entre os 164 membros da entidade.

Ngozi Okonjo-Iweala afirmou que esse trabalho deve começar imediatamente e sua equipe já está atuando para chegar a um acordo o mais rápido o possível.

O esboço do acordo confirma uma renúncia temporária de certas obrigações do Acordo Trips, que adota padrões rigorosos de proteção de patentes, em resposta à pandemia.

Assim, a líder da OMC afirma que vai trabalhar em conjunto com a embaixadora de Serra Leoa, Lansana Gberie, presidente do Conselho Trips, para chegar a um acordo completo.

Até o momento, a Organização Mundial da Saúde afirma que mais de 5 bilhões de pessoas já receberam pelo menos uma dose da vacina. A lacuna entre os países segue grande, especialmente em alguns países africanos que ainda não alcançaram 10% de sua população.

Fonte: ONU NEWS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *