O novo Fundo de Capital Semente de Restauração – modelo de financiamento de projetos empresariais em estágio inicial – foi lançado sexta-feira (27), com capitalização inicial de 25 milhões de euros.

Criado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a Escola de Finanças e Gestão de Frankfurt, os Governos da Alemanha e de Luxemburgo, a iniciativa visa aumentar a contribuição do financiamento privado para a restauração florestal, ajudando a desbloquear seu imenso potencial para adaptação e mitigação da mudança climática, conservação da biodiversidade e fornecimento de meios de subsistência sustentáveis.

Fundo vai ajudar os gestores de investimentos privados a criar fundos dedicados e projetos de restauração florestal em países em desenvolvimento, contribuindo para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (OSD).

Fundo vai ajudar os gestores de investimentos privados a criar fundos dedicados e, assim, contribuirá para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (OSD).

Foto | Johannes Plenio/Pixabay

Um novo Fundo de Capital Semente de Restauração – modelo de financiamento de projetos empresariais em estágio inicial – foi lançado sexta-feira (27), com capitalização inicial de 25 milhões de euros.

A iniciativa visa aumentar a contribuição do financiamento privado para a restauração florestal, ajudando a desbloquear seu imenso potencial para adaptação e mitigação da mudança climática, conservação da biodiversidade e fornecimento de meios de subsistência sustentáveis.

Lançado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a Escola de Finanças e Gestão de Frankfurt, os Governos da Alemanha e de Luxemburgo, o fundo visa ajudar os gestores de investimentos privados a criar fundos dedicados e projetos de restauração florestal em países em desenvolvimento, contribuindo para seus esforços em atingir as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e das Convenções do Rio, em particular o Acordo de Paris, as metas de combate à degradação da terra (ODS 15) e as metas de Aichi para biodiversidade.

O fundo se baseia nos sucessos do Desafio de Bonn e objetiva ampliar significativamente a restauração florestal e paisagística durante a Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021-2030.

Segundo a Ministra Federal do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha, Svenja Schulze, estimular o financiamento privado é um fator importante para atingir os objetivos do Desafio de Bonn e restaurar 350 milhões de hectares de florestas até 2030.

“O Fundo de Capital Semente de Restauração ajudará a catalisar a ação de restauração e a ambição na Década de Restauração de Ecossistemas da ONU, e ajudará a recuperação econômica mundial após a pandemia da COVID-19”, explicou a Ministra.

Soluções baseadas na natureza, como a restauração da paisagem florestal, podem reverter os efeitos do desmatamento e da degradação. Além de recuperar os benefícios ecológicos, sociais, climáticos e econômicos das florestas, impactando positivamente as vidas de cerca de um terço da humanidade, que tem uma estreita dependência das florestas e dos produtos florestais.

A Ministra do Meio Ambiente, Clima e Desenvolvimento Sustentável de Luxemburgo, Carole Dieschbourg, disse que não é possível enfrentar a emergência climática sem investir no capital natural do planeta. “Não há política de mitigação, não há política de adaptação, nem futuro habitável, se não começarmos a gerenciar nossas paisagens, restaurando as florestas e caminhando para uma agricultura sustentável e livre de desmatamento, dentro de uma estrutura de forte parceria entre a ciência, os negócios e as finanças. O fundo fornece financiamento crucial para mobilizar financiamento privado de impacto na restauração de paisagens florestais para salvaguardar a subsistência das pessoas, reduzir as vulnerabilidades e preservar nossos ecossistemas”.

O Fundo de Capital Semente de Restauração apoia gestores de fundos e consultores de investimento que já estão desenvolvendo atividades alinhadas com a restauração da paisagem florestal – ou que estão atualmente procurando desenvolver tais atividades – permitindo-lhes desenvolver mais projetos de restauração florestal e avançar mais rapidamente para a fase de implementação. Ao exigir que os parceiros colaboradores aportem pelo menos 50% dos custos elegíveis, o fundo garante ainda que seu financiamento seja gasto apenas nos projetos mais promissores.

De acordo com a diretora-executiva do PNUMA, Inger Andersen, o desmatamento e a degradação florestal continuam a ocorrer a taxas alarmantes, contribuindo significativamente para a perda da biodiversidade e para a perda de meios de subsistência das comunidades dependentes da floresta. “Mecanismos financeiros inovadores como o Fundo de Capital Semente de Restauração são a chave para acelerar o investimento privado na restauração florestal, particularmente nos países em desenvolvimento”.

Ao acelerar e aumentar o investimento privado na restauração florestal e no uso sustentável da terra, o Mecanismo visa apoiar a restauração de terras degradadas, proteger as florestas e assim contribuir positivamente para a mitigação do clima, adaptação, biodiversidade e meios de subsistência rural, entre outros.

Fonte: ONU Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *