Secretário-Geral da ONU discursa no Instituto Indiano de Tecnologia (IIT), em Mumbai.
ONU/Deepak Malik – Secretário-Geral da ONU discursa no Instituto Indiano de Tecnologia (IIT), em Mumbai.

Secretário-geral diz que o país tem poder de fazer suceder ou fracassar a luta contra a mudança climática; COP2, a conferência da ONU sobre o tema, ocorrerá em novembro no Egito.

O chefe das Nações Unidas, António Guterres, afirmou que a mudança climática é o maior desafio da humanidade atualmente.

Em viagem oficial à Índia, o secretário-geral pediu o apoio do país asiático para conter a emergência do clima.

O lançamento da iniciativa “Estilos de Vida para o Meio Ambiente” contou com a presença do primeiro-ministro do país, Narendra Modi.

ONU O lançamento da iniciativa “Estilos de Vida para o Meio Ambiente” contou com a presença do primeiro-ministro do país, Narendra Modi.

Parceria de nações desenvolvidas e em desenvolvimento

Guterres afirmou que a COP27, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, marcada para o próximo mês, no Egito, vai precisar da forte liderança da Índia para gerar resultados sobre mitigação, adaptação e reparações de perdas e danos numa parceria dos países desenvolvidos com os países em desenvolvimento.

O chefe da ONU discursou num evento na Estátua da Unidade, o monumento que é considerado a maior estátua do mundo, com mais de 180 metros de altura, no estado de Gujarat.

O lançamento da iniciativa “Estilos de Vida para o Meio Ambiente” contou com a presença do primeiro-ministro do país, Narendra Modi. António Guterres disse que todos podem e devem ser parte da solução para proteger o planeta e o futuro coletivo.

Ele lembrou que o mundo está usando o equivalente a 1,6 Terras para manter os padrões de consumo atuais.

© NASA Ele lembrou que o mundo está usando o equivalente a 1,6 Terras para manter os padrões de consumo atuais.

Padrões de consumo atuais são insustentáveis

Ele lembrou que o mundo está usando o equivalente a 1,6 Terras para manter os padrões de consumo atuais.

Segundo o chefe da ONU, as emissões combinadas pelo 1% mais rico do mundo são mais que o dobro dos 50% mais pobres.  

Para Guterres, a receita é simples: é preciso transformar, urgentemente, os sistemas econômicos para que eles não danifiquem o planeta, tornando-os equitativos. Com isso, todos poderão ter oportunidade de prosperar em países desenvolvidos e em desenvolvimento.

E ao citar a sociedade civil, ele afirma que cada um pode fazer sua parte para diminuir a pegada de carbono, economizando energia, reduzindo a poluição e o lixo, usando menos plástico e outras medidas.

O chefe da ONU elogiou os compromissos da Índia para implementar políticas de proteção ambiental e de introdução de energia limpa.

© ADB O chefe da ONU elogiou os compromissos da Índia para implementar políticas de proteção ambiental e de introdução de energia limpa.

Energia limpa e coalizão para a natureza e as pessoas

O chefe da ONU elogiou os compromissos da Índia para implementar políticas de proteção ambiental e de introdução de energia limpa.


A Aliança Solar Internacional é um dos exemplos, assim como a proteção de 30% dos ecossistemas mundiais até 2030 como parte da Coalizão de Alta Ambição para a Natureza e as Pessoas.

A Índia acaba de assumir a presidência do G20, o grupo das 20 maiores economias do mundo que inclui o Brasil.  Sozinho, o G20 representa 80% da produção global de emissões de gases que causam o efeito estufa.

Agricultores colhem pimentas vermelhas em Karnataka, na Índia.

© ADB/Rakesh Sahai Agricultores colhem pimentas vermelhas em Karnataka, na Índia.

Forças de paz e tecnologia
Segundo Guterres, a Índia tem o poder de fazer suceder ou fracassar a luta contra a mudança climática.

Ele disse que a COP27 será uma oportunidade de colocar em prática as promessas do Acordo de Paris, firmado em 2015.

Guterres começou a viagem oficial à Índia por Mumbai, onde falou tecnologia, paz e segurança, e lembrou que mais de 200 mil indianos já serviram nas forças de paz da ONU desde 1948.

Após sair da Índia, ele embarca para o Vietnã para as celebrações dos 45 anos da entrada do Vietnã na ONU.  

Fonte: ONU NEWS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *