Ministra moçambicana ressaltou que existe potencial para uma transformação econômica nas comunidades otimizando o uso de recursos costeiros
Pnud. Ministra moçambicana ressaltou que existe potencial para uma transformação econômica nas comunidades otimizando o uso de recursos costeiros

Ministra do Mar mira benefícios da atividade para mais comunidades costeiras; efeitos da captura artesanal e pesca abusiva geram preocupação; Lídia Cardoso crê em práticas que ajudem a proteger os oceanos e melhorem renda das populações que vivem do mar.

Moçambique está preocupado por haver dois extremos na captura de pescado: a pesca familiar e a pesca abusiva. Este mês, uma ronda da 5ª. Conferência Intergovernamental em Nova Iorque debaterá o tratado de proteção da biodiversidade do alto mar.

Para a ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, Lídia Cardoso, o país precisa se inspirar em exemplos internacionais. Além de resolver estas questões, a ideia é preservar o oceano e melhorar a qualidade de vida das populações vivendo do mar.

Comunidades

As declarações foram feitas, no mês passado, à ONU News, em Lisboa, na Conferência dos Oceanos. O evento confirmou a aposta global em promover a economia azul para o uso sustentável dos recursos oceânicos.Lídia Cardoso fez um apelo por fundos para promover uma economia do mar sustentável ReproduçãoLídia Cardoso fez um apelo por fundos para promover uma economia do mar sustentável

“Moçambique, sendo um país com uma costa muito larga, portanto 2.700 km, e com comunidades pesqueiras que ocupam praticamente 60% da nossa comunidade que vivem junto ao mar, conta com 90% do pescado que provém dos pescadores artesanais. É importante que haja esta troca de experiências. Importa ter todo o conhecimento trazido ao nível conferências deste género, para que possamos aproveitá-las, por um lado, para melhorar a utilização do mar.”

Desenvolvimento

Em paralelo à reunião de Lisboa, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Cplp anunciou uma plataforma de cooperação sobre Pesca Sustentável e Prevenção, Combate e Eliminação da Pesca Ilegal, Não Declarada e Não Regulamentada.

Moçambique quer diminuir os extremos do uso da mão de obra familiar ou a captura no alto mar que esteja além da capacidade natural de reprodução.

Para tal, Lídia Cardoso fez um apelo por fundos para promover uma economia do mar sustentável em países menos desenvolvidos.Moçambique quer diminuir os extremos do uso da mão de obra familiar ou a captura no alto mar © FAO/Sylvain CherkaouiMoçambique quer diminuir os extremos do uso da mão de obra familiar ou a captura no alto mar

“Há muita inovação dos países mais avançados, que pode ser partilhada, para que não tenhamos que passar por processos de lições já aprendidas neles. Podemos tirar benefícios também. É certo que muitos países menos desenvolvidos, como Moçambique, têm experiências também a partilhar entre eles. Mas nós também esperamos que para estas mudanças, que têm a ver com o uso e utilização do mar, possamos também discutir e trazer financiamento que nos possa apoiar em níveis da capacitação e desenvolvimento de infraestruturas. Para que possamos melhorar as condições de vida e oportunidades para reverter a pesca artesanal e a sobrepesca e promover atividades que possam trazer benefícios às comunidades sem prejuízos.”

Tratado

A ministra ressaltou que existe potencial para uma transformação econômica nas comunidades otimizando o uso de recursos costeiros e marinhos.

A conferência de Lisboa enfatizou que os níveis predatórios de captura de pescado e outros recursos ameaça cada vez mais a saúde dos oceanos.Oceano é alvo de grandes medidas para mitigar as mudanças climáticasICS/Craig NisbetOceano é alvo de grandes medidas para mitigar as mudanças climáticas

Fonte: ONU NEWS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *