Em setembro, mais de 3 milhões de passageiros voaram

Em setembro deste ano mais de 3,05 milhões de passageiros voaram pelo país. O número representa um aumento de 850 mil passageiros em relação ao que foi registrado no mês anterior, quando foram embarcados cerca de 2,2 milhões de pessoas. Entretanto, na comparação com setembro do ano passado, a redução é de 61% no número de passageiros pagos transportados. No acumulado do ano, o transporte aéreo brasileiro acumula retração de 56% no mesmo indicador. Os números fazem parte do relatório de demanda e oferta de setembro (clique no link para acessar) divulgados nesta terça-feira (20/10) pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

A demanda doméstica de passageiros pagos transportados (RPK) e a oferta de assentos-quilômetros (ASK) apresentaram redução de 55,2% e 54,5%, respectivamente, em setembro deste ano em relação ao mesmo período de 2019. No acumulado deste ano, o RPK possui retração de 53,3% e a ASK tem variação negativa de 51,4%. No mês anterior, a queda nos indicadores havia sido de 67,5% (RPK) e 64,6% (ASK).

A taxa de aproveitamento de aeronaves no mercado doméstico foi de 80,4% em setembro deste ano, o que representou redução de 1,6% em relação ao apurado no mesmo período de 2019. Nos nove primeiros meses de 2020, o indicador soma 79,3%, valor 3,8% menor do que registrado no mesmo período do ano passado. Por outro lado, a taxa de aproveitamento de aeronave teve aumento em setembro na comparação com o mês de agosto, quando houve registro de 75,8%.

O transporte de carga no mercado doméstico apresentou queda de 24,3% em setembro deste ano na comparação com o mesmo mês de 2019. O volume de carga transportada no mês foi de 27.324 toneladas. No acumulado do ano, na comparação com igual período do ano passado, a retração no transporte de carga é de 32%.

Os dados estatísticos de setembro e dos outros meses do ano estão disponíveis para consulta na página Demanda e Oferta do Transporte Aéreo – Empresas Brasileiras e Estrangeiras (clique no link para acessar).

 Mercado Internacional

Afetado principalmente pelo fechamento de algumas fronteiras, aliado a forte redução da oferta de voos a partir de março deste ano por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus, o mercado internacional, no mês de setembro, apresentou retração na demanda de passageiros pagos transportados e na oferta de voos, da ordem de 90,7% e 79,5%, respectivamente. Nos nove primeiros meses do ano, na comparação com o mesmo período de 2019, a demanda acumula queda de 67,2% enquanto a oferta teve prejuízo de 60,4%.

De janeiro a setembro deste ano, foram transportados 5,9 mi de passageiros no mercado internacional. Na comparação com igual período do ano passado, houve retração de 68% no indicador. Em setembro, o aproveitamento de aeronaves foi de 39,2%. Nesse mesmo período de 2019, a taxa de ocupação das aeronaves foi de 86,2%. No acumulado dos noves primeiros meses do ano, o indicador possui retração de 17,1% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Fonte: ANAC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *