A animação foi produzida por Dario Peixoto, pesquisador da CPRM e editor de mediação científica do JGSB, com base no artigo dos colegas José Cavalcanti, Maria Bessa, Roberto Ventura, Cesar Veríssimo e Clovis Parente

A evolução do ser humano está intimamente ligada ao aproveitamento dos recursos minerais. É com essa afirmação que o Journal of the Geological Survey of Brazil (JGSB) conta a história geológica de um depósito de fosfato e urânio: o depósito Itatiaia, localizado no estado do Ceará.

A animação, de oito minutos, foi produzida sob a coordenação do pesquisador Dario Peixoto, Editor de Mediação Científica do JGSB e chefe do projeto Visualização da Informação Científica do Serviço Geológico do Brasil, a partir do artigo científico, A hydrothermal karst-hosted U-P deposit related to Pangea break-up: Itataia deposit e Borborema Province, Northeastern Brazil – a review , publicado no JGSB.

O vídeo conta a história da origem do processo de formação das rochas e minerais ao longo dos milênios e como o ser humano transformou esses recursos naturais para o seu desenvolvimento. Além disso, mostra conceitos e informações sobre a importância dos depósitos minerais, e como o ser humano aprimorou estas buscas por depósitos ao longo do tempo.

O objeto do artigo, criado pelos pesquisadores José Adilson D. Cavalcanti, Maria Dulcinea M.R. Bessa, Roberto Ventura Santos, Cesar U.V. Veríssimo e Clovis Vaz Parente, é o depósito de fosfato e urânio localizado no município de Santa Quitéria, no estado do Ceará.

Descoberto na década de 1980, o depósito tem grande utilidade tanto na agroindústria quanto na geração de energia elétrica. A formação do depósito é o tema principal da animação, bem como do artigo.

O artigo e a animação abordam o depósito de Itatiaia, no Ceará

Segundo o editor-chefe do JGSB, Evandro Klein, o trabalho foi fruto de investimentos realizados para a produção da animação, com o objetivo de ampliar a divulgação do artigo, a disseminação do JSGB, além de levar ao conhecimento de todos, a interpretação visual de um estudo tão importante quanto este. “O JSGB acredita na transformação das geociências e estudos como estes, publicados no nosso periódico”, estimulam a divulgação científica, afirmou.

Além desta recente publicação, outros artigos já foram interpretados pela computação gráfica, como o General aspects of continental margin sediments of the Ceará State, northeast Brazil, from mineralogy and principal component analysis (com mais de 500 acessos) e Geophysical investigation using the GPR method: a case study on the contamination of lead in the Santo Amaro town, Bahia, Brazil.

Consulte o artigo e acesse outros recursos audiovisuais

Assista ao vídeo!

Fonte: Serviço Geológico do Brasil – CPRM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *