-

Promover o desenvolvimento sustentável e potencializar a produção nas atividades agropecuárias é uma prática necessária. No estudo  “Efeito da Irrigação com Déficit Sustentado e Secagem Parcial do Sistema Radicular em Coqueiro-anão”, são avaliados aspectos de desenvolvimento produtivo, custo de produção, receita e produtividade da água de irrigação do coqueiro-anão sob duas técnicas de irrigação: irrigação com déficit sustentado, nos sistemas de  gotejamento e de microaspersão, e irrigação com secagem parcial do sistema radicular. Os experimentos objetivam averiguar qual sistema se mostra mais eficiente no uso da água.

A irrigação por gotejamento  é um método baseado em aplicar gotas de água diretamente na raiz da planta, por meio de gotejadores que ficam dispostos em canos alinhados por toda extensão do sistema. A microaspersão, por sua vez, é uma técnica que utiliza emissores que lançam gotículas de água e propiciam uma precipitação mais suave e uniforme. O terceiro método, irrigação com secagem parcial do sistema radicular, consiste  em uma forma modificada de irrigação com déficit, em que um lado das raízes da planta é irrigado e ao mesmo tempo o outro lado é exposto à seca.

Os experimentos foram realizados sob diferentes níveis de irrigação com déficit e sob secagem parcial do sistema radicular. A pesquisa concluiu que a irrigação por gotejamento, em virtude de sua alta uniformidade de aplicação e menores perdas de água por evaporação, tem maior potencial para melhorar os índices de eficiência de uso da água na irrigação do coqueiro.

Enquanto isso, a irrigação por microaspersão demonstrou um índice de evaporação de água maior, não se mostrando vantajosa agronomicamente e economicamente. Por fim, a utilização da irrigação com secagem parcial do sistema radicular não é vantajosa na cultura do coqueiro-anão, tendo em vista os maiores custos e as dificuldades de manejo em relação ao sistema convencional.

Fonte: Portal da Embrapa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *