Foram discutidas e pactuadas as prioridades de ações e metas que servirão de direção para 2022

primeiro-encontro-nacional---Superintendências-do-Ministério-da-Saúde-se-reúnem-em-Brasília-(DF).png

Todos os estados e Distrito Federal foram representados no 1º Encontro Nacional das 26 Superintendências estaduais do Ministério da Saúde. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou do encerramento do evento nesta quinta-feira (9). Durante três dias, os gestores se reuniram para discutir ações e o planejamento de 2022.

“O compromisso de quem integra a administração pública, desde o presidente da República até o mais simples servidor, é um só: a aplicação correta dos recursos públicos. E os superintendentes estão na linha de frente desse compromisso”, ressaltou o ministro. “Parabenizo todos pelo êxito do evento. As superintendências têm realidades e desafios distintos, mas o compromisso deve ser o mesmo. Estou junto com vocês para fazer as transformações que cada um dos brasileiros espera de nós: saúde como um direito de todos e um dever do Estado”, acrescentou.

Além dos superintendentes, o encontro reuniu, de forma inédita, representantes do Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa do Ministério da Saúde (Dgip/SE/MS), das Seções de Apoio Institucional e Articulação Federativa (Seinsf), Serviço de Gestão de Convênios (Secon), Divisão de Gestão Administrativa (Digad) e Serviço de Gestão Administrativa (Segad) de todos os estados. O objetivo foi promover debates com temas de relevância da gestão, dentre os quais se destacaram a governança e a integridade pública, bem como a contratualização de metas entre os gestores do Dgip, do Fundo Nacional de Saúde (FNS), da Subsecretaria de Assuntos Administrativos (SAA/SE/MS) e Sems para o ano de 2022.

“Este encontro é muito especial para o Dgip porque as superintendências estaduais são os nossos tentáculos articulados em todo o Brasil, sendo olhos, bocas e ouvidos do Ministério da Saúde. São aqueles que proporcionam a capilaridade da representação federal do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo território e se reuniram para contratualizarmos o Plano de Metas 2022”, ressaltou o diretor do Dgip, Reginaldo Ramos.

Durante os três dias, também participaram o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz; a representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, Socorro Gross; o presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Leonardo Vilela; o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira; o subsecretário de Assuntos Administrativos (SAA/SE/MS), Luiz Tadeu Villela Blumm; e o diretor-executivo do Fundo Nacional de Saúde (FNS/SE/MS), Dárcio Guedes Junior.

Experiências

Além de palestras e salas temáticas, durante o evento foi lançada a “Mostra Sems em ação: relatos de experiências”. São 39 banners que retratam e compartilham as ações e boas práticas desenvolvidas em 2021 por cada estado.

A exposição visa reconhecer o trabalho de todas as superintendências, de norte a sul.

“As superintendências exercem um papel estratégico porque são a voz do MS nos estados, responsáveis por fazer articulação com os secretários de Saúde estaduais e municipais, garantir que o MS tenha concretude na ponta e tornar possível beneficiar os mais de 210 milhões de brasileiros”, ressaltou Queiroga.

O encontro é uma iniciativa da Secretaria Executiva, por intermédio do Dgip, em parceria com o Fundo Nacional de Saúde (FNS), a Subsecretaria de Assuntos Administrativos (SAA/SE/MS) e a Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde (Ascom/GM). Além disso, conta com a participação de integrantes da Casa Civil da Presidência da República, Ministério da Economia, Tribunal de Contas da União e Controladoria Geral da União.

Fonte: Ministério da Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *