Os programas Criança Feliz e Conta pra Mim vão integrar ações para incentivar o aprendizado das crianças e a participação das famílias

Juntos, ministérios da Educação e da Cidadania, em prol do desenvolvimento infantil. Uma ação conjunta, firmada neste mês, vai integrar os programas Criança Feliz e Conta pra Mim para estimular o envolvimento familiar na aprendizagem e contribuir para a melhoria do processo de alfabetização das crianças.

E o que é o Criança Feliz e o Conta pra Mim?

O Criança Feliz é um programa de visitação domiciliar para a primeira infância que atua em quatro eixos: cognitivo, linguístico, motor e socioemocional. Segundo o Ministério da Cidadania, o programa já fez mais de 23 milhões de visitas e atendeu cerca de 800 mil crianças e gestantes em 2.700 cidades. O Criança Feliz conta com uma rede de 21,7 mil visitadores, contribuindo para a redução das desigualdades sociais no país. O programa tem como público prioritário gestantes e crianças de zero a três anos, mas também atende crianças de até seis anos de idade que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Já o Conta pra Mim, é um programa do Ministério da Educação criado para promover a literacia familiar, ou seja, para incentivar, na primeira infância, a aprendizagem da linguagem oral, da leitura e da escrita em casa, na convivência entre pais e filhos.

Como vai funcionar a parceria?

Com a parceria, o Governo Federal quer integrar os dois programas. Fazer com que o Conta pra Mim comece a fazer parte dos conteúdos de abordagem do Criança Feliz. Ou seja, ao levar orientações ao público do Criança Feliz, os visitadores também vão levar informações sobre a importância de os pais estimularem, por meio do vínculo familiar, as habilidades relacionadas à leitura, à escrita e à linguagem oral, como prevê o programa do Ministério da Educação. E, assim, melhorar o processo de alfabetização da criança.

“Os pais precisam conversar diariamente com seus filhos e aumentar a quantidade não só dos diálogos com as crianças, mas, também, a qualidade desses diálogos. Por meio dessas estratégias, você fortalece os vínculos familiares e prepara as crianças para a alfabetização”, defendeu o secretário de Alfabetização do Ministério da Educação, Carlos Nadalim.

Segundo ele, a diferença de vocabulário entre crianças de alta e baixa renda é de 30 milhões de palavras aos 4 anos de idade, o que demonstra a importância da atuação familiar e dos programas para a primeira infância.

“Então, por meio do Programa Criança Feliz queremos levar a essas famílias orientações para que elas melhorem a qualidade de interação verbal com as crianças por meio das estratégias que estão previstas”, explicou o secretário.

O Conta pra Mim possui uma série de livros, kits de histórias e músicas para ajudar nesse processo. Todo esse material será distribuído de graça às famílias beneficiárias do programa do Ministério da Cidadania. Os cuidadores terão a missão de entregar o material e orientar as famílias sobre como usá-los.

Para isso, segundo o Ministério da Cidadania, todos os visitadores do Criança Feliz passarão por uma capacitação a distância para que possam compreender a metodologia do Conta pra Mim e a proposta do Governo Federal.

“Neste acordo de cooperação técnica, caberá ao MEC, em parceria com o Ministério da Cidadania, elaborar uma formação para os educadores no âmbito da Literacia Familiar. Então, nós vamos inserir, no treinamento desses educadores, as orientações que aparecem, por exemplo, no Guia de Literacia Familiar, que está disponível no Ministério da Educação”, disse o secretário de Alfabetização.

Em tempos de Covid-19

Mesmo em tempos de distanciamento social, por causa da Covid-19, o Criança Feliz conseguiu se adaptar e dar continuidade às visitas domiciliares. De acordo com o Ministério da Cidadania, entre março e agosto, o programa realizou seis milhões de visitas.

Novo Acervo Conta Pra Mim

E, nesta semana, um novo acervo do Conta Pra Mim foi disponibilizado à população. O programa conta com mais 40 títulos, em formato digital, para os pais lerem em voz alta aos seus filhos. Essas obras também podem ser impressas e coloridas pelas crianças.

O Ministério da Educação também publicou 20 vídeos animados, todos disponíveis em libras, em que o cantor e o compositor Toquinho narra fábulas escritas por Monteiro Lobato. Os interessados também podem conferir 10 cantigas infantis populares interpretadas por Toquinho. Todas também em libras e acompanhadas de partituras, para os pais que saibam tocar algum instrumento musical.

A plataforma do Conta pra Mim já oferecia vídeos em formato digital que traduzem as orientações do Guia de Literacia Familiar. São vídeos com dicas aos pais sobre como incentivar, no dia a dia da criança, a interação verbal, a leitura dialogada, a narração de histórias, os contatos com a escrita e a motivação. Tudo isso para ajudar os pequenos a desenvolverem e aprimorarem as habilidades de ouvir, falar, ler e escrever.

Todo acervo do Conta Pra Mim pode ser acessado e baixado no site do Ministério da Educação.

Fonte: Portal do Governo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *