Tocha Olímpica é acesa para os Jogos de Pequim 2022.
Foto: IOC/Milos Bicanski – Tocha Olímpica é acesa para os Jogos de Pequim 2022

Secretário-geral da ONU está em Pequim para a abertura das Olimpíadas de Inverno 2022; após reunião com o presidente do COI, António Guterres afirmou que mundo precisa, mais do que nunca, de união e de solidariedade, que são valores presentes nos Jogos. 

O secretário-geral das Nações Unidas está em Pequim, China, para acompanhar a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno 2022. António Guterres reuniu-se com o presidente do Comitê Olímpico Internacional, COI, Thomas Bach.

Após o encontro bilateral, Guterres destacou que neste momento, o mundo precisa mais de que nunca da “mensagem de união e solidariedade dos Jogos Olímpicos”. O chefe da ONU afirmou que com tantas “expressões de populismo, de racismo, tantas expressões de xenofobia, de antissemitismo e de ódio anti-muçulmano, estar ao lado de atletas de todas as culturas, países, etnias e religiões é uma mensagem fantástica”. 

Apelo à Paz  

O secretário-geral também gravou uma mensagem de vídeo sobre as Olimpíadas de Inverno, afirmando que tem uma esperança fervorosa de que o espírito de paz, respeito mútuo e entendimento vá além dos Jogos, “como um lembrete para atletas e espectadores de que pertencemos todos a mesma família humana”.  

Guterres lembrou que existe competição no mundo, sendo que esta competição não precisa significar uma inimizade, mas sim permitir ao mundo união para enfrentar os “enormes desafios da atualidade: Covid-19, mudança climática e desigualdades”.  

Em Pequim, Guterres falou ainda sobre a Trégua Olímpica, segundo ele o “símbolo mais importante e antigo sobre paz”. Há alguns dias, o secretário-geral convocou a Trégua Olímpica ao pedir o fim dos conflitos na Etiópia. 

O secretário-geral destacou também que vários países representados nos Jogos Olímpicos de Inverno estão passando por uma guerra, mas a presença de atletas dessas nações mostra que “união e solidariedade são possíveis” e por isso, as Nações Unidas têm um forte compromisso em apoiar o COI.  

Fonte: ONU NEWS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *