A ativista sueca recebeu nesta segunda-feira (20) o Prêmio Gulbenkian para a Humanidade, da Fundação Calouste Gulbenkian, uma organização filantrópica portuguesa

Greta Thunberg discursa na ONU. SPENCER PLATT (AFP)

A ativista ambiental sueca Greta Thunberg, de 17 anos, venceu nesta segunda-feira (20/07) a primeira edição do prêmio português Gulbenkian para a Humanidade e vai receber um milhão de euros. Greta disse que pretende doar o dinheiro do prêmio a grupos que defendem a natureza e lutam contra as mudanças climáticas. As informações foram divulgadas pelo jornal O Globo.

A primeira doação de Greta, de 100 mil euros (615 mil reais), irá para a iniciativa SOS Amazônia, uma campanha lançada em junho para arrecadar recursos com o intuito de comprar equipamentos médicos e prover serviços de telemedicina aos residentes da Amazônia Brasileira. Os projetos que irão receber os recursos serão os de assistência médica a comunidades indígenas na Amazônia, que agora lutam contra o avanço do novo coronavírus, e o empenho para tornar o “ecocídio” um crime internacional.

A sueca de 17 anos disse em um vídeo postado no Instagram que o prêmio “é mais dinheiro do que eu poderia imaginar” e que ela espera que os recursos a ajudem a “fazer o bem no mundo”.

Greta foi selecionada pelo prêmio entre 136 indicados de 46 países. Jorge Sampaio, ex-presidente de Portugal e presidente do júri da premiação, afirmou que “a maneira como Greta Thunberg conseguiu mobilizar as gerações mais jovens pela causa do clima e sua tenaz luta para mudar um status quo que persiste na persistência fazem dela uma das figuras mais memoráveis de hoje”.

Fonte: Amazônia.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *