Aeroportos de Guarulhos e Brasília estão entre os terminais com maior expectativa de fluxo de viajantes para o período

Feriado prolongado será de grande movimentação nos principais aeroportos do país. Crédito: GRU Internacional

Na próxima segunda-feira (15.11) é celebrado o Dia da Proclamação da República. O segundo feriado prolongado do mês de novembro promete receber mais de 1,7 milhão de passageiros nos principais aeroportos do país, segundo levantamento do Ministério do Turismo.

O aeroporto de Guarulhos deve representar 26% de toda a movimentação apurada, com expectativa de receber 468 mil passageiros. O aeroporto de Brasília será o segundo mais movimentado, com estimativa de receber 185 mil pessoas entre os dias 12 e 15 de novembro. Entre os destinos mais buscados pelos turistas da capital federal estão São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e Salvador.

“Os brasileiros estão cada vez mais confiantes e retomando suas viagens. No feriado de Finados, no início do mês, cerca de 2,1 milhões de pessoas embarcaram no país. Isso mostra que todos os esforços do governo federal para permitir uma retomada do turismo segura estão surtindo efeito”, destacou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Os 37 aeroportos da Infraero esperam receber quase o dobro de passageiros este ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Entre esta sexta (12) e a próxima terça-feira (16) cerca de 684 mil pessoas devem transitar pelos terminais da rede. Deste total, Congonhas (SP) será responsável por embarcar cerca de 185 mil pessoas, o que representa um aumento de 74% em relação ao feriado de 2020. Já o aeroporto carioca de Santos Dumont, também operado pela Infraero, espera receber cerca de 117 mil viajantes.

O aeroporto de Viracopos-Campinas também figura entre os terminais mais movimentados do período, com 174,5 mil passageiros entre os dias 12/11 e 16/11. Já os aeroportos de Fortaleza e Confins (MG) esperam receber 56 mil e 125 mil viajantes, respectivamente.

CARTILHA – Os ministérios do Turismo e da Justiça e Segurança Pública lançaram a primeira edição da publicação “Consumidor Turista”, que reúne dicas e orientações sobre as relações de consumo e que pode garantir melhores experiências aos turistas. As primeiras três edições da publicação são voltadas ao setor aéreo, que se subdivide em antes, durante e depois da viagem. A publicação conta com a colaboração da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Acesse AQUI.

SELO TURISMO RESPONSÁVEL – O Selo “Turismo Responsável, Limpo e Seguro”, do Ministério do Turismo, busca auxiliar a retomada de atividades do setor seguindo requisitos de biossegurança. A iniciativa estabelece protocolos sanitários recomendados a 15 segmentos que integram o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), além de um conjunto de orientações aos turistas. Atualmente, o certificado já foi emitido por mais de 30 mil estabelecimentos turísticos do país. Saiba mais AQUI.

Fonte: Ministério do Turismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *