Escolas, educadores, estudantes e comunidades escolares podem participar do programa

A abertura do acesso às plataformas on-line do Programa Conexão DNIT, em sua fase de implementação-piloto, ocorre cercada de expectativa positiva quanto à adesão de escolas, de educadores, de estudantes e das comunidades escolares.

A avaliação vem do grupo de educadoras do Núcleo de Educação para o Trânsito do Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). “Como educadora, acredito que o Programa Conexão DNIT será muito bem recebido, e que o material paradidático será muito importante para toda a comunidade escolar, porque contribui para o aprendizado, para a conscientização, para a percepção de riscos e, sobretudo, para as mudanças de atitudes no trânsito”, afirma Maeli Faé.

Maeli também destaca que o Programa Conexão DNIT possibilita, aos educadores, o conhecimento do tema trânsito e apresenta-lhes possibilidades de trabalhá-lo articulando com os conteúdos de todas as disciplinas, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de forma transversal, com uma metodologia estruturada e, também, permitindo que os educadores ampliem as atividades pedagógicas, conforme a realidade de cada local.

Atividades pedagógicas de fácil compreensão e utilização – A educadora Cristiane Guimarães, avalia que muitas escolas poderão abraçar o Programa Conexão DNIT com diferentes intensidades e formas de engajamento, de acordo, também, com as prioridades curriculares locais e com o interesse dos professores. “As atividades foram elaboradas com muito cuidado, buscando aproximação ao cotidiano e à vida das pessoas”, destaca. “Desejo que o Programa seja bem recebido e que reverbere nas organizações e nas políticas pedagógicas de cada escola”, diz.

A educadora do LabTrans/UFSC Luciana Paula Bonetti Silva fala da expectativa positiva para a adesão em virtude da forma como os materiais do Programa Conexão DNIT foram, para ela, concebidos e organizados: de fácil compreensão e utilização. “As comunidades escolares, de forma geral, já possuem uma grande abertura e sensibilidade quanto à importância da Educação para o Trânsito, só não fazem mais ações nesse sentido por falta de recursos, de capacitação, dentre outros fatores”, diz. “Então, com certeza, o material será bem recebido em muitas unidades escolares e órgãos públicos de educação, por suprir uma demanda que já é reconhecida pelos educadores e pelos familiares”, acredita.

A importância da Educação para o Trânsito com crianças e adolescentes – A expectativa sobre a adesão ao Programa Conexão DNIT passa também pela importância de a Educação para o Trânsito ser trabalhada com crianças e com adolescentes para promover a mudança de cultura, através da percepção e da consciência dos riscos e da adoção de atitudes seguras ao transitar. “É essencial que as crianças e os adolescentes sejam capazes de entender e de diferenciar as situações de risco das situações seguras, no trânsito”, afirma a educadora Irene Rios da Silva. “É importante que aprendam o sentido e a relevância de atitudes seguras nas vias, seja na condição de pedestres, seja na condição de passageiros ou de ciclistas”, pontua.

Para Irene, as crianças e os adolescentes educados para o trânsito colaboram para a própria proteção e para a proteção dos demais usuários das vias. Além disso, Irene lembra que crianças e adolescentes podem se tornar grandes aliados em prol da educação para o trânsito. “Eles costumam compartilhar os ensinamentos recebidos na escola com seus familiares. Muitas vezes, alertam pais e irmãos quando percebem alguma situação que representa risco no trânsito e que não está de acordo com aquilo que aprenderam”, conclui a educadora.

Fonte: DNIT

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