Antonio Neto - Arquivo Embrapa Soja -

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA) participa, entre os dias 12 a 15 de setembro, do 21º Congresso Brasileiro de Sementes (CBSementes), realizado na cidade de Curitiba – PR. Promovido pela Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates), o CBSementes tem como tema “Semente: Propulsora do Agronegócio”. 

“Por ser considerado um dos principais fóruns de sementes do Brasil, com uma excelente programação técnica, o evento é uma importante oportunidade para compartilhar experiências, já que reúne todos os segmentos da cadeia de sementes”, destaca Alexandre Nepomuceno, chefe-geral da Embrapa Soja.

Participam do estande no Congresso, as unidades da Embrapa localizadas no Paraná: Embrapa Soja e Embrapa Florestas. Além da distribuição e venda de publicações, o estande da Embrapa apresentará o seu portifólio de sementes de soja, aliado à utilização de tecnologias de genética avançada para desenvolvimento de cultivares. A Embrapa Soja também divulgará os cursos que a empresa promove na área de tecnologias de sementes. A Embrapa Florestas estará presente no evento, apresentando algumas tecnologias de análise e produção de sementes e mudas de espécies florestais nativas (araucária, erva-mate e pupunha) e exóticas (eucalipto e pinus).

No primeiro dia, a programação técnica do Congresso conta com a palestra “Biotecnologia – A era da edição gênica e impactos na produção de sementes”, que será proferida pelo chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno. No último dia 1° de setembro, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) considerou que a edição no genoma da soja, conduzida pela Embrapa com a técnica CRISPR para desativar alguns fatores antinutricionais, resulta em uma soja convencional, portanto, não transgênica. “Com esta técnica é possível agilizar o desenvolvimento de novas variedades, com plantas mais produtivas, adaptadas e resistentes, preservando a biossegurança”, reforça Nepomuceno.

Além desta palestra, a pesquisadora Rosa Lia, da Embrapa Clima Temperado, participa do painel de abertura “Banco de germoplasma – Papel na manutenção da biodiversidade”, com a palestra sobre “A participação da Embrapa em Bancos de Germoplasma a nível mundial”. No terceiro dia, o chefe-geral da Embrapa Hortaliças, Warley Marcos Nascimento, aborda o tema “Panorama e oportunidades da produção de sementes de pulses” no painel sobre pulses.

Junto com o Congresso serão realizados o IV Simpósio Brasileiro de Sementes de Espécie Forrageiras, o 15º Simpósio Brasileiro de Patologia de Sementes e o 11º Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Sementes Florestais, em que a pesquisadora Elisa Vieira Serra Negra, da Embrapa Florestas, irá proferir a palestra “Programa da ISTA para validação de métodos em análise de sementes”, no dia 15/09.

A expectativa da organização do evento é reunir cerca de 1500 pessoas entre técnicos, produtores, empresários de vários setores, pesquisadores, docentes e estudantes de graduação e pós-graduação vinculadas ao setor de sementes. Para mais informações, acesse o site www.cbsementes.com

Fonte: Portal da Embrapa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *