Marina Torres - Lagarta-do-cartucho é uma das pragas dos sistemas intensificados de produção que pode ser controlada com bioinseticidas.
Lagarta-do-cartucho é uma das pragas dos sistemas intensificados de produção que pode ser controlada com bioinseticidas.

No atual cenário, em que a produção de alimentos seguros é cada vez mais valorizada, a Embrapa lança seu primeiro curso on-line sobre Controle Biológico. A capacitação tem enfoque no manejo de lagartas com bioinseticidas.

Os inseticidas biológicos reduzem a exposição dos trabalhadores, dos consumidores e do meio ambiente a resíduos químicos. Para garantir os benefícios e a eficácia dos biodefensivos, é preciso que técnicos e produtores conheçam o funcionamento do Controle Biológico e façam o uso adequado da tecnologia.

As pessoas precisam saber identificar os insetos considerados pragas, que causam danos às lavouras, e seus inimigos naturais, que podem ser outros insetos ou microrganismos, como vírus e bactérias. “Para usufruir bem da ação dos agentes benéficos no campo é importante reconhecê-los”, ressalta a pesquisadora Simone Mendes, da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG).

Também é fundamental que os trabalhadores, ao utilizarem biodefensivos, façam o manejo adequado da tecnologia para garantir sua eficácia. Essa é a proposta da capacitação “Controle Biológico: enfoque em manejo de lagartas com bioinseticidas”.

O curso tem o objetivo de capacitar agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural, profissionais da área de Ciências Agrárias e demais interessados a identificar estratégias para controle biológico dos principais lepidópteros-praga dos sistemas intensificados de produção com uso de bioinseticidas. Conforme explica Simone Mendes, há insetos lepidópteros que têm causado grandes problemas em lavouras de milho, de soja e outras. “Por muito tempo, se tentou fazer o controle de lagartas de forma isolada. Hoje, sabemos que é preciso fazer esse manejo considerando o controle biológico e o sistema de produção como um todo”, reforça a pesquisadora.

A capacitação está estruturada em quatro módulos:

– Controle Biológico de pragas: conceito e tipos;

– Identificação de lepidópteros-praga dos sistemas intensificados de produção;

– Estratégias e ferramentas para monitoramento de lepidópteros-praga dos sistemas intensificados de produção com foco em Controle Biológico;

– Controle de lagartas de sistemas intensificados de produção utilizando bioinseticidas.

O curso foi produzido por profissionais da Embrapa Milho e Sorgo, que há décadas desenvolvem pesquisas na área de Controle Biológico e têm vasto conhecimento consolidado sobre uso de organismos vivos para combater população de determinadas pragas, tornando-as menos abundantes ou menos danosas a culturas agrícolas.

Nos últimos anos, a Unidade da Embrapa tem ampliado o leque de produtos para controle das principais pragas de milho e de sorgo e que também atacam outras culturas, como soja, sorgo, algodão e hortaliças. Foram desenvolvidos produtos eficazes para controle de lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda), lagarta-falsa-medideira (Chrysodeixis includens) e Helicoverpa armigera

A capacitação “Controle Biológico: enfoque em manejo de lagartas com bioinseticidas” é gratuita, totalmente on-line e autoinstrucional. Dessa forma, permite que o aluno siga seu próprio ritmo e oferece flexibilidade nos estudos. Os participantes terão acesso a videoaulas com os pesquisadores Fernando Hercos ValicenteIvênio Rubens de Oliveira e Simone Martins Mendes. As informações completas e inscrições estão disponíveis na vitrine de capacitações on-line da Embrapa e diretamente no link: https://www.embrapa.br/web/portal/e-campo/controle-biologico-enfoque-em-manejo-de-lagartas-com-bioinseticidas

Fonte: Portal da Embrapa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *