-

 As histórias da união entre pessoas e tecnologias simples e acessíveis para levar mais qualidade de vida aos moradores do campo e de áreas isoladas motivaram a edição da publicação “20 anos do Saneamento Rural na Embrapa Instrumentação: do Básico ao Ambiental”. Com 38 páginas, foi lançada oficialmente na comemoração dos 49 anos da Empresa e pode ser acessada de graça aqui.

        A leitura da publicação permite, por exemplo, conhecer detalhes sobre o trabalho visionário do pesquisador Antônio Pereira de Novaes (falecido em 2011), com formação em medicina veterinária e microbiologia de sistemas anaeróbios, que desenvolveu – em 2001 – um sistema de tratamento eficiente do esgoto doméstico nas propriedades rurais, de simples instalação e manejo e com grande apelo socioambiental, a Fossa Séptica Biodigestora.

Reconhecimento e parcerias

        Reconhecida pouco tempo depois, em 2003, com o Prêmio da Fundação Banco do Brasil, a tecnologia social conquistou grande visibilidade, o que permitiu projetos e parcerias com instituições públicas, privadas e organizações do terceiro setor, com a instalação, por cerca de 95 instituições parceiras, de 12 mil unidades em 260 municípios em todo o território nacional.

        Para atingir esses números o processo envolveu aspectos tais como mobilização social, parcerias e gestão, detalhados na publicação. A partir do conhecimento acumulado, a Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) disponibilizou outras tecnologias, o Clorador Embrapa para a água das residências rurais e o Jardim Filtrante para o tratamento da chamada “água cinza” das pias, tanques e chuveiros.

Comunicação e curso virtual

        A estratégia de comunicação para diferentes públicos é outro ponto abordado na publicação, de autoria do pesquisador Wilson Tadeu Lopes da Silva e dos analistas Carlos Renato Marmo, Joana Casturina da Silva e Edilson Pepino Fragalle, que atuam com o tema para disseminar o conhecimento desenvolvido no Centro de Pesquisa em dias de campo, feiras agropecuárias, reportagens, mídias sociais, entre outras iniciativas.

        Atualmente, uma nova ação de comunicação e transferência de tecnologia está em desenvolvimento, um curso virtual. Estruturado com recursos de emenda parlamentar, deverá ser disponibilizado até o fim do primeiro semestre, para atender multiplicadores e, dessa forma, contribuir para a diminuição do número de pessoas com doenças de veiculadas pela água, fezes e urina.

Políticas públicas

        Durante duas décadas o trabalho com tecnologias simples e eficientes contribuiu para políticas públicas como o Minha Casa Minha Vida Rural, Programa de Saneamento Brasil Rural e para o Marco Legal do Saneamento e, segundo Wilson Tadeu, o saneamento básico rural deve estar atrelado a outras políticas públicas e tecnologias que visem o desenvolvimento social da população residente no ambiente rural (pela melhoria da qualidade de vida).

        “Para isso, tornam-se necessárias ações de cunho ambiental, como o tratamento de outros resíduos agrícolas (sólidos e líquidos), reciclagem agrícola (água, matéria orgânica e nutrientes), adoção de boas práticas agropecuárias, preservação de mananciais e áreas de proteção permanente, dentro de um foco mais ampliado, que pode ser chamado de Saneamento Ambiental”, acrescenta o pesquisador.

Fonte: Portal da Embrapa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *