De 17 a 21 de agosto, acontece no Mato Grosso do Sul, o X Simpósio Estadual de Educação Patrimonial e o IV Seminário Municipal de Patrimônio Cultural. Para evitar o contágio da Covid-19, o evento será realizado integralmente de forma on-line este ano e conta com o apoio e a participação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no estado (Iphan-MS).

Na quarta-feira, dia 19, das 16h às 17h30, os participantes poderão conhecer um pouco mais sobre o trabalho realizado pelo Iphan para a proteção e preservação do Patrimônio Cultural, tratando especificamente sobre a diversidade lingüística do país. Um dos convidados é o técnico do Iphan, Marcus Garcia, da Divisão Técnica de Diversidade Linguística do Departamento do Patrimônio Imaterial (DPI/Iphan), que falará sobre as sete línguas reconhecidas no Brasil como referência cultural, sendo seis delas indígenas e uma de imigração.

Com o tema Patrimônio Cultural e Gestão nas Cidades: Teoria e Prática em Campo Grande e no MS, o evento, organizado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande e com apoio do Iphan-MS, tem o intuito capacitar gestores, pesquisadores e profissionais da área, com o objetivo de trabalharem em prol da preservação da memória, dialogando com questões contemporâneas que envolvem também a área econômica e a preservação. Todo o evento será transmitido também na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Para se inscrever basta acessar a página da Fundação de Cultura do Estado, em que os vídeos serão divulgados.

Fonte: Portal IPHAN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *