A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) lançou a campanha #FaçaSuaParte com o objetivo de combater o estigma e a discriminação contra pessoas com condições de saúde mental.

O conteúdo, que inclui vídeos, cards e outros materiais com informações sobre o que pode ser feito para reduzir o preconceito, foi publicado na véspera do Dia Mundial da Saúde Mental, que acontece anualmente no dia 10 de outubro.

Um estudo publicado na revista The Lancet estimou que os distúrbios depressivos e de ansiedade aumentaram 35% e 32% respectivamente em 2020 na América Latina e no Caribe devido à pandemia de COVID-19.

A iniciativa #FaçaSuaParte utilizará redes sociais para promover interações positivas.
Legenda: A iniciativa #FaçaSuaParte utilizará redes sociais para promover interações positivas.Foto: © Divulgação/OPAS

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) lançou, nesta sexta-feira (7), a campanha #FaçaSuaParte para apoiar a saúde mental, com o objetivo de combater o estigma e a discriminação contra pessoas com condições de saúde mental, e promover interações positivas que estimulem a busca por ajuda.

Por meio de mensagens nas redes sociais, a campanha #FaçaSuaParte convida as pessoas a quebrarem o silêncio, compartilharem suas histórias e conversarem de forma aberta e honesta sobre como se sentem.”Quanto mais falamos sobre nossa saúde mental, melhor combatemos o estigma que a envolve”, diz o chefe de Saúde Mental da OPAS, Renato Oliveira e Souza. “E quando o estigma diminui ou desaparece, buscar e receber apoio se torna mais viável”, acrescentou ele.

As condições de saúde mental são comuns em todo o mundo e foram amplificadas pela pandemia da COVID-19, que teve um impacto generalizado em toda a população. Um estudo publicado na revista The Lancet estimou que os distúrbios depressivos e de ansiedade aumentaram 35% e 32% respectivamente em 2020 na América Latina e no Caribe devido à pandemia.

“A campanha da OPAS é crucial para que as pessoas entendam que qualquer pessoa pode enfrentar um problema de saúde mental em algum momento de suas vidas e isto não precisa ser motivo para bloquear nossos objetivos, metas e sonhos na vida”, comentou o professor Sahar Vasquez, que passou por uma condição de saúde mental e agora é membro da Comissão de Alto Nível de Saúde Mental e da COVID-19 da OPAS.

Além de acabar com o estigma e a discriminação que impedem a recuperação, a campanha da OPAS incentiva as autoridades do país a garantir o financiamento da assistência à saúde mental, treinar mais profissionais e a distribuí-los adequadamente para que todos os que dela necessitam possam ter acesso.

Dia Mundial – No site da OPAS é possível acessar vídeos, cards e outros materiais com informações sobre o que pode ser feito para reduzir o estigma e a discriminação, compartilhar sua história e apoiar a saúde mental. A campanha foi lançada na véspera do Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado anualmente em 10 de outubro, e tem o objetivo de aumentar a conscientização sobre condições de saúde mental em todo o mundo. Além disso, o dia é uma oportunidade de mobilizar esforços para apoiar a saúde mental da população.

Saúde mental é um estado de bem-estar mental que permite às pessoas lidar com os momentos estressantes da vida, desenvolver plenamente suas habilidades, ser capaz de aprender e trabalhar bem e contribuir com a sua comunidade. A saúde mental é um direito humano fundamental.

Fonte: ONU Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *