Mar agitado visto de baixo do nível do mar, fora da costa da ilha de Malta, no mar Mediterrâneo.
FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) /Kurt Arrigo/
Mar agitado visto de baixo do nível do mar, fora da costa da ilha de Malta, no mar Mediterrâneo.

Mais de 80% do comércio mundial é feito pelo mar; crise de Covid-19 agravou situação de centenas de milhares de profissionais do ramo que viveram uma crise humanitária sem poder voltar para casa; transporte marítimo é o mais eficiente e mais barato do mundo. 

Este 29 de setembro é o Dia Marítimo Mundial. As Nações Unidas marcam a data sob o tema: novas tecnologias para um transporte mais verde e ambientalmente correto. Este ano, as celebrações ocorrem na África do Sul. 

Centenas de milhares de profissionais do setor marítimo, que concentra 80% do transporte comercial no mundo, enfrentaram uma crise humanitária durante a pandemia. Com o fechamento de fronteiras para evitar a contaminação, eles não puderam retornar à casa permanecendo em alto mar. 

Países em desenvolvimento e Objetivos 13 e 14 da ONU são destaque 

Para a ONU, a crise causada pela Covid-19 aos marinheiros deve ser resolvida imediatamente com a decisão de governos de designarem os profissionais como trabalhadores essenciais. 

Este ano, a Organização Marítima Mundial, OMM, está apoiando a transição para uma economia verde como seu tema principal. A agência afirma que é hora de se reconstruir melhor e de forma mais sustentável com a recuperação da pandemia. 

O tema de 2022 ressalta ainda o contexto de países em desenvolvimento incluindo os Pequenos Estados-Ilha conhecidos como Sids, na sigla em inglês, e os países menos desenvolvidos.  

Os Objetivos 13 e 14 de Desenvolvimento Sustentável sobre ação climática para os oceanos e recursos marinhos estão no centro das ações da OMM para promover mares mais saudáveis. 

A OMM lembra que o mundo depende de uma indústria marítima internacional segura e eficiente.  

A proteção do transporte marítimo e do desenvolvimento sustentável é uma das maiores prioridades da agência da ONU. 

Fonte: ONU NEWS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *