Unesco destaca que a celebração da data pretende ainda refletir sobre o papel da alfabetização na construção de sociedades mais inclusivas
© Dream Project – Unesco destaca que a celebração da data pretende ainda refletir sobre o papel da alfabetização na construção de sociedades mais inclusivas

Unesco revela haver 763 milhões de jovens e adultos sem aptidões para ler, escrever e contar; eventos globais promovem reflexão sobre papel da alfabetização na construção de sociedades mais inclusivas, pacíficas, justas e sustentáveis.

A ONU marca neste 8 de setembro o Dia Internacional da Alfabetização, sob o lema “Promovendo a alfabetização para um mundo em transição: Construindo as bases para sociedades sustentáveis e pacíficas”.

Em Paris, a sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, Unesco, acolhe a celebração global. Na conferência serão entregues Prêmios Internacionais de Alfabetização e anunciadas iniciativas vencedoras.

Combinação de crises

A agência da ONU destaca haver pelo menos 763 milhões de jovens e adultos sem aptidões básicas de alfabetização. A situação piorou com a combinação de crises das alterações climáticas, conflitos e da Covid-19.

Unesco destaca haver pelo menos 763 milhões de jovens e adultos sem aptidões básicas de alfabetização

Unesco

Novos impedimentos ao progresso da alfabetização global surgiram com as várias mudanças ocorridas nos últimos anos associadas ao aumento de desigualdades entre regiões, países e populações. 

Em economias de baixo e médios rendimentos, a proporção de crianças de 10 anos que não conseguem ler e compreender um texto simples aumentou de 57% em 2019, para cerca de 70% em 2022.

Oportunidade para unir esforços

Neste ano, a celebração é tida como oportunidade para unir esforços para acelerar o progresso mundial rumo ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 4, prevendo ampliar a educação e aprendizagem ao longo da vida. 

A Unesco destaca que a celebração da data pretende ainda refletir sobre o papel da alfabetização na construção de sociedades mais inclusivas, pacíficas, justas e sustentáveis abordando a conexão entre a atividade e áreas de desenvolvimento.

A alfabetização é considerada essencial para essa ambição e avanços no desenvolvimento por contribuir para “gerar interesse e motivação nas pessoas para adquirir, usar, promover e desenvolver suas aptidões para ler, escrever e contar”.

Fonte: ONU NEWS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *