Fabiano Bastos -

Para celebrar o Dia do Cerrado (11 de setembro), a Embrapa Cerrados (DF) preparou um vídeo com palestras de especialistas sobre ferramentas e iniciativas que envolvem a gestão ambiental produtiva na propriedade rural, além de promover o lançamento de publicações sobre o tema e a produção científica da Unidade, disponíveis para download gratuito. Assista clicando aqui.

O pesquisador José Felipe Ribeiro apresenta a palestra “Gestão ambiental produtiva na propriedade rural no Bioma Cerrado”. A gestão ambiental produtiva integra a produção agropecuária a práticas de conservação dos recursos naturais da paisagem rural, como solo e água, para apoiar a gestão integrada da paisagem. Além de destacar ações do Projeto Paisagens Rurais, como preservação e conservação; melhor uso da terra; integração da recomposição e renovação da área agrícola, de área de Preservação Permanente (APP) e de Área de Reserva Legal (ARL), que apoiam a regularização ambiental da propriedade rural, Ribeiro mostra as principais estratégias de recomposição da vegetação nativa e de pastagens degradadas no Cerrado, bem como ferramentas para a gestão ambiental produtiva.

Julio Cesar Esquerdo, pesquisador da Embrapa Agricultura Digital (Campinas, SP), fala sobre o geoportal “TerraClass Cerrado: mapeamento do uso e cobertura vegetal do Cerrado”, que produz mapas sobre o uso e a cobertura das terras desflorestadas no bioma por meio de sensoriamento remoto orbital, ou seja, com imagens de satélite de diferentes sensores. O pesquisador apresenta os resultados da evolução do uso das áreas desflorestadas no Cerrado em 2018 e 2020.

O especialista em recursos hídricos Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Rossini Matos Sena, aborda o tema “Pagamento por serviços ambientais: uma experiência inovadora”. O pagamento por serviços ambientais são transferências financeiras de beneficiários de serviços ambientais para os que conservam a natureza e fornecem esses serviços. Na cadeia hídrica, os serviços ambientais favorecem a produção de água em maior qualidade e quantidade para a população. Sena apresenta uma experiência bem sucedida na Bacia Hidrográfica do Rio Pipiripau, no Distrito Federal, destacando as práticas conservacionistas adotadas e a forma de pagamento aos produtores que conservam os recursos hídricos no meio rural, visando à segurança hídrica da bacia.

Lançamentos web

O vídeo também apresenta lançamentos de publicações disponíveis para download on-line. 

Guia de Plantas do Cerrado para Recomposição da Vegetação Nativa apresenta os objetivos e estratégias para a recomposição da vegetação natural, orientando a escolha das espécies preferenciais de formações savânicas, florestais e campestres do bioma e o uso da plataforma WebAmbiente.

Já o Roteiro para elaboração de um projeto de recomposição de áreas degradadas ou alteradas mostra como elaborar o projeto a ser entregue ao órgão ambiental, com diagnóstico das áreas a serem recompostas, métodos de recomposição, ações para implantação, espécies utilizadas nos plantios, monitoramento do progresso da recomposição, entre outros itens.

Duas publicações destacam as tecnologias geradas pela Embrapa Cerrados nos primeiros 40 anos de sua história (1975-2015): Portfólio de Tecnologias Embrapa Cerrados: produtos, processos e serviços: especial 40 anos e Tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Cerrados e parceiros que transformaram o Cerrado e o Brasil: especial 40 anos.

Breno Lobato (MTb 9417-MG)
Embrapa Cerrados

Fonte: Portal da Embrapa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *