Simon Stiell pediu aos participantes que analisem de forma honesta o verdadeiro trabalho que está ainda pela frente
COP28/Christophe Viseux – Simon Stiell pediu aos participantes que analisem de forma honesta o verdadeiro trabalho que está ainda pela frente

Secretário executivo do Unfccc pede que governos deem ordens claras para avanço aos seus negociadores; avaliação intermédia apresenta visão para a próxima etapa das negociações da 28ª Cúpula do Clima.

O secretário executivo da Convenção-Quadro da ONU sobre as Alterações Climáticas, Simon Stiell, fez um apelo pela aceleração do financiamento ao clima e pela redução de combustíveis fosseis aos países que estão na 28ª Cúpula do Clima, COP28.

Nesta quarta-feira, o representante fez declarações a jornalistas em Dubai pedindo medidas mais ambiciosas para conter o aquecimento global e pelo fim da crise climática. 

Ordens claras aos negociadores

Na avaliação intermédia do evento, que acontece desde a quinta-feira passada, Stiell disse que todos os governos devem dar “ordens claras para avanço aos seus negociadores”. 

Dubai terá a primeira apresentação numa COP do Balanço Global do Acordo de Paris

© COP28/Mahmoud Khaled

Para o secretário executivo será um engano pensar que o financiamento e o apoio são as principais questões da conferência. No primeiro dia do evento foi anunciado um acordo histórico sobre Fundo de Perdas e Danos.

Stiell pediu aos participantes que “analisem de forma honesta o verdadeiro trabalho que está ainda pela frente”. 

Progresso sério

Segundo ele, as “boas intenções não reduzirão as emissões para metade, ainda nesta década, nem salvarão vidas neste momento. Só um progresso sério nas finanças pode produzir resultados na linha de frente.”

Stiell sublinhou, no entanto, que é preciso maior transparência e que seja cumprida a promessa de financiar a ação climática em todo o mundo. Para ele, é necessário um progresso sério nas finanças.

No primeiro dia do evento foi anunciado um acordo histórico sobre Fundo de Perdas e Danos

COP28/Anthony Fleyhan

Roteiro para acelerar a ação climática

Dubai marca a primeira apresentação numa COP do chamado Global Stocktake, ou  Balanço Global do Acordo de Paris. A análise seguirá o progresso dos países e identificará suas lacunas no alcance das metas sobre alterações climáticas.

A expectativa é que o resultado da avaliação ajude a criar um roteiro para acelerar a ação climática para os próximos anos.

Para Stiell, se o objetivo é salvar vidas agora e manter a meta de aquecimento global em 1,5º C ao alcance, os resultados mais ambiciosos do evento deste ano devem permanecer uma referência das negociações.

Fonte: ONU NEWS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *