Organizações da sociedade civil exigem reparações pelos prejuízos causados pelas mudanças climáticas.
Unfccc/Kiara Worth – Organizações da sociedade civil exigem reparações pelos prejuízos causados pelas mudanças climáticas

Rascunho de documento final da Cúpula do Clima deste ano excluiu proposta de eliminar gradualmente combustíveis fósseis, gerando protestos e contradizendo posição da ONU; debate sobre declaração deve atrasar final do evento; algumas medidas importantes foram incluídas, mas outras cruciais estão ausentes.

O rascunho do texto final da COP28, disponibilizado aos negociadores em Dubai na noite de segunda-feira, excluiu a proposta de “eliminar progressivamente” os combustíveis fósseis, desencadeando protestos de países vulneráveis ao clima e da sociedade civil.

Preparado pela presidência da COP28, dos Emirados Árabes Unidos, o texto de 21 páginas não aborda a redução gradual ou eliminação dos combustíveis fósseis. Essa omissão contradiz a posição defendida pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, que destacou a medida como uma das chaves para o sucesso da conferência.

Redução de consumo e produção

O texto preliminar pede que os países reduzam o “consumo e produção de combustíveis fósseis de maneira justa, organizada e equitativa”. Estados Unidos, nações da União Europeia e um conjunto de pequenos Estados insulares em desenvolvimento se juntaram a grupos da sociedade civil ao criticarem o rascunho por não avançar o bastante na contenção do aquecimento global.

No entanto, este não é o texto final, e as negociações sobre um texto de compromisso devem continuar durante todo o dia de terça-feira, o dia previsto para o encerramento da COP28.

Os representantes seguem debatendo a elaboração de uma nova declaração que apresente mais que a enumeração das ações a serem adotadas pelos países. Ativistas e alguns países estão demandando uma linguagem mais forte e que reflita de forma mais precisa a real urgência em lidar com a crise climática.

Declaração da COP28

Segue um resumo das medidas, em sua maioria voluntárias, incorporadas no esboço atual e o que foi deixado de fora:

O que está incluído:

  • Triplicar a capacidade global de energia renovável até 2030 – EUA e China se comprometeram a trabalhar juntos para alcançar esse objetivo em um acordo firmado entre os dois maiores emissores do mundo antes da COP28;
  • Rápida redução progressiva do carvão e a limitação do número de novas licenças
  • Tecnologias de emissões zero e baixas, incluindo tecnologias de remoção, como captura de carbono, utilização e armazenamento;
  • Financiamento climático, mas com uma ‘linguagem fraca’; e
  • Metas de adaptação com compromissos financeiros insuficientes, ou “sem um programa de trabalho” para mensuração.

O que está fora:

  • Eliminação progressiva dos combustíveis fósseis;
  • Não há citação ao ‘petróleo” e “gás natural”;
  • Não há menção a “obrigações mais duras” para países ricos; e
  • Equidade na adaptação, necessária para um apoio equitativo dos países ricos.

Fonte: ONU NEWS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *