Um acordo de Cooperação Técnica entre Embrapa e Prefeitura de Toledo/PR será assinado no próximo dia 31 de março, como parte da solenidade de abertura do Inovameat Toledo. De acordo com o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Suínos e Aves, Rodrigo Nicoloso, esse contrato tem como objetivo a integração de esforços entre as partes para a execução de ações de pesquisa, desenvolvimento, inovação e transferência de tecnologia no âmbito da mitigação de impacto ambiental das cadeias de produção de suínos e aves com economia e reuso de recursos naturais. O ato terá a presença do prefeito de Toledo Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnusatt.

O trabalho prevê a atuação da Embrapa em pesquisas que promovam a economia e reuso de recursos como água, dejetos, animais mortos, gases de efeito estufa, tratamento e reciclagem dos resíduos da produção animal. Também é parte do escopo de trabalho estudos para a modernização de instalações com emprego de tecnologias inovadoras para ganho de eficiência e redução de custos (automação e conectividade); destinação de animais mortos não abatidos e resíduos biológicos da suinocultura e avicultura dentro e fora das propriedades rurais; treinamentos e capacitação de técnicos e agentes multiplicadores; promoção de eventos de inovação e difusão de tecnologias.

“A participação e envolvimento da Embrapa Suínos e Aves no Inovameat já é parte dessa parceria. Nossa participação foi ancorada em temas de impacto que permeia a cadeia produtiva nos aspectos do campo, frigorífico e consumo”, destacou o pesquisador Rodrigo Nicoloso.  Além da proposta para painéis técnicos, a Embrapa também estará presente no evento com minicursos e palestras, além de participação na banca de avaliadores do Mapa Conecta, evento esse voltado para startups.

Outro aspecto de relevância apontado pelo chefe de P&D da Embrapa Suínos e Aves na assinatura dessa cooperação técnica é em relação ao potencial de produção e desenvolvimento da região de Toledo, em especial pela instalação do parque tecnológico Biopark. “A nossa presença e atuação em regiões produtoras tem sido uma das prioridades de gestão. As nossas soluções e pesquisa precisam estar conectadas à essa produção em expansão”, enfatizou.

Inovameat – É um evento voltado a discussão de inovações na cadeia produtiva de carne, que se desenvolverá em torno dos mais diversos temas relacionados a suínos, aves, pecuária leiteira e peixes, desde a concepção genética, desafios dos criadores à mesa do consumidor, envolvendo integralmente a cadeia produtiva em todas as dimensões de atuação com foco nas principais inovações de cada setor.

O evento ocorre em Toledo/PR, de 31 de março a 02 de abril, no Centro de Eventos, com realização do Sindicato Rural de Toledo PR e Associação Comercial e Empresarial de Toledo.

Fonte: Portal da Embrapa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *