Cerca de 950 participantes serão qualificados para aprimorar os serviços nos parques nacionais

Cerca de  950 condutores de visitantes de todas as regiões do país iniciaram na última quinta-feira (27.08) cursos de inglês e espanhol promovidos pelo Ministério do Turismo. A seleção dos alunos, a cargo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), busca qualificar os prestadores de serviço das unidades de conservação (UCs) federais, de forma a aprimorar a experiência do turista. A iniciativa é fruto de uma parceria do MTur com o órgão de preservação ambiental, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), a Federação Nacional dos Guias de Turismo (Fenagtur) e o Conselho Municipal de Turismo de Alto Paraíso/GO (COMTUR).

Segundo o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, os participantes são os primeiros de um total de 4,2 mil guias e condutores que serão qualificados no país. “Esse é só o início de um trabalho que o Ministério do Turismo está realizando para trazer aos turistas e visitantes de parques a melhor experiência em suas viagens. A iniciativa será uma das molas para que o setor turístico volte com tudo após este período que passamos”, aponta.

Em outubro, será a vez dos guias de turismo iniciarem a qualificação, monitorada pelas entidades parceiras. Do total de vagas, 70% se destinam a cursos de inglês, e as outras 30%, de espanhol. No total, haverá mais de 2,8 mil oportunidades para guias atendidos pela Fenagtur. Os processos de seleção serão realizados pelas próprias instituições.

A qualificação no turismo é um dos pilares trabalhados pelo MTur para melhorar a qualidade de serviços e proporcionar um diferencial competitivo ao país como destino turístico. Além dos cursos já ofertados, o órgão adota parcerias no sentido de identificar novas ofertas gratuitas de ensino a distância por instituições públicas do setor. O objetivo é disponibilizar, de forma ampla, cursos em diversas áreas de atuação, que contemplem os variados segmentos e os diversos profissionais da cadeia produtiva do setor.​

Fonte: Ministério do Turismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *