07/12/2023 – 15:02   bartekwardziak/Depositphotos

Sala de cinema vazia

Objetivo é discutir diretrizes para implementação de recursos de acessibilidade

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados promove debate na próxima terça-feira (12) sobre inclusão e acessibilidade nas obras audiovisuais no Brasil.

O pedido para a realização da audiência pública foi apresentado pela deputada Erika Kokay (PT-DF).

“A temática da acessibilidade é, indubitavelmente, um vetor determinante para a construção de uma sociedade inclusiva, e a sétima arte, por sua vez, desempenha um papel fundamental na disseminação de cultura e na promoção da diversidade”, diz.

Segundo a deputada, o objeto central da discussão será a busca por encaminhamentos que assegurem a oferta de acessibilidade plena nos cinemas e festivais de cinema, como a disponibilização de legendas, a presença de intérpretes de libras e a implementação de audiodescrição, entre outros serviços que garantam a participação plena das pessoas com deficiência.

“Esses são elementos cruciais para garantir que a experiência cinematográfica seja acessível a todos, independentemente de suas habilidades sensoriais”, afirma.

“A audiência pública almeja, portanto, constituir-se como um espaço de construção coletiva, onde sejam delineadas diretrizes claras e eficazes para a implementação desses recursos de acessibilidade, considerando as particularidades do universo cinematográfico”, conclui.

A audiência pública está marcada para as 16 horas, no plenário 13.

Da Redação – MB

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *