Cidade portuária de Odessa passa a integrar Lista do Patrimônio Mundial e Lista do Patrimônio Mundial em Perigo
Alexander Alabin  
Cidade portuária de Odessa passa a integrar Lista do Patrimônio Mundial e Lista do Patrimônio Mundial em Perigo

Cidade portuária passa a integrar Lista do Patrimônio Mundial e Lista do Patrimônio Mundial em Perigo; novos integrantes incluem Feira Internacional Rachid Karameh de Trípoli, no Líbano, planejada pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.

A Organização das Nações Unidas Para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, anunciou nesta quarta-feira a inscrição do centro histórico de Odessa, na Ucrânia, na Lista do Patrimônio Mundial e na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo.

A decisão do painel de especialistas, em Paris, permitirá proteger o patrimônio cultural da cidade ameaçada desde a invasão da Rússia, em 24 de fevereiro. A medida permite o acesso à ajuda financeira e técnica internacionais.

Exame da candidatura

O Comitê do Patrimônio Mundial utilizou um procedimento de emergência previsto nas Diretrizes Operacionais da Convenção do Patrimônio Mundial para tomar a decisão.

A agência declara que, no ano passado, juntou especialistas internacionais a uma equipe técnica ucraniana para preparar a indicação, com o apoio da Itália e da Grécia.

Em outubro, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, oficializou a proposta num discurso online para a Unesco. A candidatura foi examinada antes da revisão final pelo Comitê do Patrimônio Mundial, em sessão extraordinária em Paris.

Odessa, a cidade portuária do Mar Negro passa agora a duas relações: a de patrimônio mundial e a de patrimônio em perigo. Nos últimos meses, os processos ocorreram em paralelo à inscrição do Centro Histórico de Odessa na Lista do Patrimônio Mundial.

Reparo aos danos

O reparo aos danos causados ao Museu de Belas Artes de Odessa e ao Museu de Arte Moderna da cidade acontece desde o início da guerra.

A Unesco também forneceu equipamentos para a digitalização de cerca de mil obras de arte e do acervo documental do Arquivo do Estado de Odessa, além de equipamentos para proteger edifícios e obras de arte ao ar livre.

Numa outra decisão, o Comitê de especialistas também adicionou à Lista do Patrimônio Mundial e à Lista do Patrimônio Mundial em Perigo a Feira Internacional Rachid Karameh de Trípoli, no norte do Líbano.

O local foi construído em 1962 pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer sobre um terreno de 70 hectares, situado entre o centro histórico de Trípoli e o porto Al Mina. O estado de conservação é considerado alarmante e carecendo de fundos para manter a integridade do complexo.

Procedimento de emergência

Do Iêmen, passa a constar na Lista do Patrimônio Mundial e na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo os marcos do Antigo Reino de Sabá, em Marib.

Sete sítios arqueológicos são distinguidos pelas características arquitetônicas, estéticas e tecnológicas, desde o 1º milênio a.C. até a chegada do Islã por volta do ano 630 d.C.

O argumento do Comitê do Patrimônio Mundial para considerar no procedimento de emergência é a exposição do local às ameaças de destruição devido ao conflito em território iemenita.

Fonte: ONU NEWS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *