e97f6615-4c1a-409e-a33a-50eb71ad148e.png
Foto: Divulgação/Funai

Atécnica de trançado em fibras faz parte da tradição e da cultura de comunidades da etnia Potiguara, da Paraíba. Os indígenas costumam utilizar palhas e cipós para a confecção de diferentes produtos, a exemplo de utilitários que facilitam a vida cotidiana, como cestas e balaios. O artesanato indígena está presente sobretudo em aldeias do litoral Norte do estado.

Além dos trançados, há a produção de adornos como colares, brincos, pulseiras e cocares que divulgam os usos e costumes dos Potiguara, além proporcionar geração de renda a diversas famílias de indígenas. Na Paraíba, esse fazer artesanal tem como principal matéria-prima a fibra do coqueiro e cipós encontrados na vegetação de manguezais.

Atualmente, a influência do artesanato indígena no estado abrange peças de decoração utilizados, inclusive, na arquitetura e ambientação de espaços projetados com inserções de designers: móveis, luminárias, jarros e enfeites de paredes tradicionais que podem ser encontrados até em hotéis e residências de alto luxo.

Assessoria de Comunicação/Funai
com informações do Programa do Artesanato Paraibano

Fonte: Fundação Nacional do Índio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *